Governo anuncia manutenção de ajuste sobre os servidores; Fonacate encaminha luta


O pacote de maldades, que coloca o funcionalismo na alça de mira do governo, foi pauta de encontro entre lideranças das carreiras de Estado e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto. Jordan Alisson, presidente, e Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, representaram o Sinal na ocasião.

156

À mesa, o secretário Augusto Chiba observou que o Planalto deve insistir nas medidas gestadas e dar o devido encaminhamento a cada uma em breve, seja por MP ou projeto de lei.

Os interlocutores das carreiras foram categóricos ao tachar a proposta de “calote”. Denunciaram que o governo conhece a inconstitucionalidade do adiamento dos reajustes previstos em lei, mas que busca uma solução a curto prazo que produzirá uma pendência judicial a ser paga em outro mandato. Isso é pedalada!

Sobre o aumento da contribuição previdenciária, denunciaram que o Executivo busca tentativas paliativas, após demonstrar total incompetência na construção de uma solução para os problemas previdenciários, como a cobrança das dívidas, o combate à sonegação e a melhoria na gestão.

Quanto à nova configuração da tabela remuneratória, mostraram-se incrédulos que uma proposta tão infundada pudesse ter partido do Ministério do Planejamento, que tem à sua frente um gestor governamental de carreira. A criação de um carreirão com salários rebaixados para as carreiras de Estado mostra total desconhecimento do serviço público e do perfil dos ingressos por concursos públicos nos últimos anos.

Fonacate indica reação

No início da noite desta quarta-feira, o Fórum Nacional Permanente de Careiras Típicas de Estado (Fonacate) avaliou as mobilizações e os dois encontros com o MP realizados ao longo do dia. Pela manhã, representantes de outras carreiras do Fórum estiveram no órgão para dialogar com o secretário Augusto Chiba.

As entidades indicaram a intensificação da agenda de luta em defesa da categoria. Hoje, 31, irão divulgar nota pública reafirmando a posição de enfrentamento às medidas propostas. Já na próxima semana, terá início campanha de mídia sob o mote “Destruir o serviço público é atacar o cidadão brasileiro”.

Neste momento, em que um ajuste fiscal recai sobre os servidores e, consequentemente, sobre toda a sociedade, é imprescindível a manutenção das frentes de resistência e o recrudescimento das ações.

Permaneça vigilante e atento às convocações de sua seção regional do Sinal!

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorCongresso Nacional mantém veto ao nível superior para Técnicos do BCB
Matéria seguinteDia Nacional de Protesto: servidores reagem