Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 109 – 23/6/2017

Negociação coletiva dos servidores será tema de audiência pública na próxima semana

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados promoverá audiência pública na próxima terça-feira, 27 de junho, às 14h, para debater o Projeto de Lei (PL) 3831/2015. A matéria, já apreciada pelo Senado Federal, trata da negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e nas fundações públicas dos poderes da União, dos Estados e do Distrito Federal.

Edição 108 – 22/6/2017

PASBC, emenda 51 e solidariedade à Unafisco Nacional

O Sinal vem trabalhando em todas as demandas de interesse dos servidores do Banco Central. A proposta de alteração no modelo contributivo e outras medidas que afetam o Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC); o corte generalizado de profissionais que atuam nos gabinetes de atendimento médico e psicossocial, em flagrante prejuízo aos servidores; a ameaça de iminente redução de atividades nas sedes regionais do BC; a cobrança pelo BC do acerto de contas entre os regimes previdenciários e a atuação em prol da aprovação da emenda 51, apresentada à Medida Provisória (MP) 784/2017, que altera a denominação do cargo de Analista para Auditor do Banco Central do Brasil e trata de atribuições e jornada de trabalho são as mais relevantes no momento e serão abordadas de forma detalhada nos próximos dias, já que todas foram objeto de deliberações na última reunião do Conselho Nacional (CN) do Sindicato.

Palavra do filiado

 

Edição 107 – 21/6/2017

Sinal requer revisão da cobrança do acerto de contas entre regimes previdenciários

O Sinal protocolou hoje, 21, requerimento administrativo junto ao Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) e à Diretoria de Administração (Dirad) do BCB, pedindo que seja revista a cobrança e, em caso de manutenção da mesma, seja concedido prazo maior para que os servidores possam negociar o pagamento junto ao Banco.

CN conclui agenda em Brasília

Após reunião com o Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) na manhã desta terça-feira, 20 de junho, o Conselho Nacional (CN) do Sinal concluiu o encontro na capital federal durante a tarde.

Os temas em debate e as deliberações indicadas pelo CN serão abordados, de forma mais detalhada, nas próximas edições do Apito Brasil.

Palavra do filiado

Lembrando sempre que, em 1976, quando fomos convocados para o certame e enfrentamos as provas para admissão no Banco Central, foi-nos oferecida assistência médica gratuita. Mais tarde, alguns anos depois em uma reunião de que tomei parte, e os problemas do antigo PGP já afloravam, lembrei que não custava nada aos funcionários participarem financeiramente do programa, tal qual os servidores do Banco do Brasil, de onde fui originário, com a parcela, por exemplo, de 1% do salário, que não iria onerar demasiadamente nossos colegas. Foi quando um “luminar” do jurídico do banco, se expressou da seguinte forma: “é impossível, pois

Edição 106 – 20/6/2017

PASBC em pauta: CN do Sinal se reúne com o Depes

Sem título-1

Em reunião com o Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) do BCB na manhã de hoje, 20 de junho, o Conselho Nacional (CN) do Sinal levou à mesa pontos de preocupação e tensão inerentes à perenidade do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC).

CN indica apoio a emenda

Dando seguimento à agenda de debates na capital federal, o Conselho Nacional indicou, na tarde desta segunda-feira, 19, que o Sinal trabalhará pela aprovação da emenda 51, apresentada pelo deputado federal Augusto Coutinho (SD/PE) à Medida Provisória (MP) 784/2017. A proposta visa alterar a denominação do cargo de Analista do Banco Central do Brasil para Auditor do Banco Central do Brasil e versa, ainda, sobre atribuições e jornada de trabalho.

Edição 105 – 19/6/2017

Com agenda cheia, Conselho Nacional do Sinal reúne-se em Brasília

O Conselho Nacional (CN) do Sinal, visando definir suas próximas ações, iniciou na manhã de hoje, 19 de junho, reunião presencial com uma pauta que abrange assuntos da maior importância para o funcionalismo, além de questões administrativas e jurídicas.

Em destaque o Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), a modernização da carreira de Especialista, o prejuízo funcional dos cortes orçamentários promovidos pela direção do BC, a resistência ao desmonte das regionais e os próximos passos a serem dados com relação às reformas trabalhista e previdenciária.

Edição 104 – 16/6/2017

Em audiência no Senado Federal, representantes de trabalhadores contestam proposta de reforma previdenciária

O enfraquecimento da previdência pública e as inconsistências da proposta de reforma, em trâmite na PEC287/2016, foram alvos de denúncia durante audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência na última quarta-feira, 14 de junho, no Senado Federal. O presidente do Sinal, Jordan Alisson, integrou a mesa de debates, que foi conduzida pelo presidente da CPI, senador Paulo Paim (PT/RS), e contou, além de parlamentares, com diversas lideranças sindicais.

O discurso “fantasioso e divisionista” propalado pelo governo foi o foco das críticas de Jordan. Para ele, a propaganda da reforma faz dos servidores públicos “bodes expiatórios”, numa falsa argumentação de caçada a privilégios, que tem por objetivo iludir a população e lançar sobre a categoria a culpa pelo suposto déficit previdenciário.

104

Edição 103 – 14/6/2017

Nova cobrança pelo BCB: acerto de contas entre regimes previdenciários

O Banco Central deu início a novas investidas contra os seus servidores. Desta vez, trata-se da retomada de cobrança administrativa referente a débitos resultantes do acerto de contas entre regimes previdenciários de que tratam os artigos 21 da Lei nº 9.650/98 e 2º do Decreto nº 2.273/97.

Prazo para candidaturas ao Conselho Editorial da Por Sinal termina hoje

Interessados em integrar o Conselho Editorial da revista Por Sinal têm até as 18h de hoje para apresentar candidatura - enviando currículo sucinto - junto às seções regionais do Sindicato. As indicações serão avaliadas e os membros definidos pelo Conselho Nacional.

Edição 102 – 13/6/2017

Corte de gastos afeta os gabinetes médicos do BC

Na ânsia de cumprir a determinação do Governo de contingenciar o orçamento do Banco Central do Brasil, a direção continua apontando sua tesoura para os contratos terceirizados, eliminando postos de trabalho, contribuindo para o aumento do desemprego no país e afetando diretamente o funcionamento da instituição e o bem-estar dos servidores.

Amanhã, 14, é o último dia para candidaturas ao Conselho Editorial da revista Por Sinal

Você, que tem interesse em integrar o Conselho Editorial (CE) da revista Por Sinal no biênio 2017/2019, pode apresentar candidatura até amanhã, quarta-feira, 14 de junho. Para se inscrever, basta encaminhar um currículo sucinto à regional do Sindicato de sua representação. As indicações serão avaliadas e os membros definidos pelo Conselho Nacional do Sinal.

Edição 101 – 12/6/2017

PASBC – Revisitando o passado para entender o presente (*)

A apresentação feita pelo Depes na última quinta-feira, 8/6, sobre o novo modelo contributivo, que deve ser o proposto pela direção do BC, para a continuidade do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central – PASBC traz de volta o rateio do déficit do Programa e penaliza a grande parcela dos servidores com elevação nas contribuições.

O Sinal fará na próxima semana reunião presencial de seu Conselho Nacional, sendo o PASBC o principal item em pauta, e definirá a lógica de sua atuação sobre assunto tão caro a todos nós, lembrando sempre, que o PASBC não pode ser examinado meramente como um plano de saúde, mas sim como parte de um programa de gestão de pessoas do Banco Central do Brasil.

Edição 100 – 9/6/2017

Risco de RH em Belém mobiliza servidores

A extinção da Procuradoria (PGBC) em Belém, que evidenciou, ainda mais, o iminente risco de RH na sede local do Banco Central do Brasil, foi pauta de Assembleia Geral Regional Extraordinária (AGRE), convocada pelo Sinal, na última quarta-feira, 7 de junho. A medida, avaliada como um passo rumo ao desmonte da representação na capital paraense, motivou o debate entre servidores e o Sindicato.

Últimos dias para candidaturas ao Conselho Editorial da revista Por Sinal

Você, que tem interesse em integrar o Conselho Editorial (CE) da revista Por Sinal no biênio 2017/2019, pode apresentar candidatura até a próxima quarta-feira, 14 de junho. Para se inscrever, basta encaminhar um currículo sucinto à regional do Sindicato de sua representação. As indicações serão avaliadas e os membros definidos pelo Conselho Nacional do Sinal.


Domingo, 25 de junho de 2017
shadow