Audiência pública discutirá instalação de superintendência do Banco Central em Manaus

    A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) realiza nesta segunda-feira (dia 3), às 10h no Plenário Ruy Araújo, audiência pública para debater a instalação da Superintendência Regional do Banco Central (BC), com sede em Manaus. A posposta da audiência é do deputado estadual Wilson Lisboa, em parceria com a senadora Vanessa Grazziotin, ambos do PCdoB, e reunirá representantes de entidades de classe, bancos regionais, setor produtivo e do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

    Segundo a senadora Vanessa, a expectativa é que também representantes do Banco Central estejam na audiência. “A direção do BC foi convidada e será muito importante que participem, para que constatem a pujança de nossa economia e a importância de uma superintendência do Banco Central em nossa região”, destacou a parlamentar, que tem tratado do pleito no Congresso Nacional e junto ao governo federal.

    Atuando também na organização do evento, a senadora informa que representantes de sindicatos e associações representativas dos setores econômicos, os superintendentes de bancos, o Conselho Regional de Economia, entre outras instituições foram convidadas para a audiência pública.

    O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central participa da audiência pública na ALE e à tarde do mesmo dia, a partir das 15h, debate o tema: “Banco Central: Autonomia, Descentralização e Desenvolvimento equilibrado”, no hotel Blue Tree Premium.

    Atualmente, o Banco Central está presente em dez Estados, sendo que na Região Norte a instituição está instalada em Belém, Capital do Pará. A proposta de mais uma sede na região, esta segunda em Manaus, se deve sobretudo à importância do Polo Industrial de Manaus, um dos mais expressivos centros industriais da América Latina, com faturamento em 2013 de R$ 83, 2 bilhões. Vale ressaltar que nos últimos anos, essa movimentação de recursos foi crescente.

    Fonte: Amazonas Notícias

     

    Matéria anteriorAnibal Diniz relatará prazo máximo para instrução dos processos administrativos
    Matéria seguinteALE e servidores do Banco Central avaliam instalação de uma unidade local