BC sinaliza fim do ciclo de redução da Selic

    Ata do Comitê de Política Monetária indicou temor com o efeito da retomada nos EUA

    O BC (Banco Central) indicou que a piora no cenário internacional e a retomada mais consistente da atividade econômica no Brasil são fatores que contribuem para o fim do ciclo de queda da Taxa Básica de Juros.

    “A evolução da conjuntura em linha com o cenário básico do Copom [Comitê de Política Monetária], a recuperação mais consistente da economia e uma piora no cenário internacional favoreceríam a interrupção do processo de flexibilização”, relatou a ata do Copom divulgada nesta quinta-feira (15).

    Na semana passada, o BC desacelerou o passo e cortou a Selic em 0,25 ponto percentual, à nova mínima recorde de 6,75% ao ano, e sinalizou o fim do ciclo de afrouxamento na Taxa Básica de Juros devido à melhor recuperação da atividade no país.

    Pesou também o cenário externo. O temor é de que o Banco Central dos EUA poderá ser mais duro ao elevar a taxa de Juros para enfrentar as pressões inflacionárias.

    O movimento tornaria os títulos americanos mais interessantes para os investidores, atraindo recursos atualmente aplicados em outras praças financeiras pelo mundo, como a brasileira.

    A decisão de suspender o ciclo de corte da Selic, porém, não foi unânime. Ponderou-se que se de um lado o Brasil conta com capacidade para absorver eventual revés no cenário externo, de outro, pode sofrer um impacto maior que o esperado se houver frustração em sua agenda de reformas.

    Na ata, o BC também repetiu que a porta não está totalmente fechada para nova redução da Selic. Um novo corte, porém, dependerá da evolução do cenário econômico.

    Fonte: Folha de S.Paulo

    Matéria anteriorAta mantém chance de corte na Selic
    Matéria seguinteDiretores do BC divergiram sobre sinalizar fim do corte de juros