Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

    Os principais candidatos à Presidência da República iniciam a semana com agenda movimentada pelo País. Já nesta segunda-feira (28), a Presidente Dilma Rousseff (PT) será sabatinada pela Folha de São Paulo, UOL e SBT; Aécio Neves (PSDB) lançará o “Fórum Brasil”, espaço de interlocução da sua campanha com ONGs e entidades do terceiro setor; e Eduardo Campos (PSB) inaugurará outro comitê de campanha, desta vez em Osasco, São Paulo.

    Também em ritmo de eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará os números referentes ao eleitorado brasileiro. Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciará suas propostas para o setor para as eleições deste ano.

    Na Câmara dos Deputados, ainda com seus corredores vazios em decorrência do recesso branco, está previsto, no Conselho de Ética da Casa, o depoimento de testemunhas de defesa do deputado André Vargas (sem partido/PR) no processo que apura suas relações com o doleiro Alberto Youssef. Por fim, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará o resultado da Sondagem da Construção Civil.

    Na terça-feira (29), a Presidente afasta-se de compromissos eleitorais para participar da 46ª Cúpula do Mercosul, em Caracas. O evento, que ocorrerá um dia antes do último dia do prazo para que a Argentina pague os denominados “fundos abutres” – credores que não aceitaram reestruturar as dívidas arrastadas e ampliadas desde a crise de 2001 – também deverá discutir a redação de um possível documento comum com as posições do bloco acerca dos conflitos entre Gaza e Israel.

    Enquanto isso, no Brasil, o ex-governador Eduardo Campos participará de debate na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, em Vitória, e, posteriormente, fará caminhada de campanha em Serra. Luciana Genro (PSOL) fará caminhada no camelódromo do Alecrim, em Natal. À tarde, em Fortaleza, participará de ato da campanha de Ailton Lopes, candidato do partido ao governo do estado.

    Na Câmara dos Deputados, o destaque deverá partir do Conselho de Ética, que colherá depoimento do deputado André Vargas. O deputado Júlio Delgado (PSB/MG), relator do processo, deverá encerrar a fase de instrução. Dando sequência à divulgação de resultados econômicos, a FGV anunciará, na terça-feira, a Sondagem da Indústria.

    Na quarta-feira (30), os três principais candidatos à Presidência da República serão sabatinados pela CNI, em Brasília. Eduardo Campos será o primeiro, às 10h; Aécio Neves, o segundo, às 11h30; e Dilma Rousseff, a terceira, às 15h. Posteriormente, Campos inaugurará o comitê de Paulo Bornhausen, candidato do PSB ao Senado Federal por Santa Catarina. Também está prevista a divulgação da versão final do programa de governo do PSB.

    Luciana Genro fará, em Fortaleza, caminhada de campanha no Porto de Pecém e lançará programa de governo sobre meio-ambiente. Quarta-feira também será dia de mais pesquisas eleitorais, quando o IBOPE divulgará números sobre as eleições presidenciais e ao governo do estado de São Paulo.

    No Congresso Nacional, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras promoverá oitiva com o Sr. José Orlando Melo de Azevedo, ex-presidente da Petrobras América. Cabe recordar que na semana passada o TCU condenou o ex-Presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e outros dez diretores da estatal a pagar o prejuízo de 793,2 milhões de dólares com a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O acórdão do tribunal inocentou os membros do conselho de administração da estatal, entre eles a Presidente Dilma Rousseff.

    Também está prevista a divulgação, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), do resultado de pesquisa sobre emprego e desemprego e do IGP-M referente ao mês de julho, pela FGV.

    Na quinta-feira (31) pela manhã, a Presidente Dilma Rousseff sancionará o marco regulatório das ONGs, que estabelece novas regras para a contratação de entidades da sociedade civil pelo governo. À tarde, Dilma participa da inauguração do Templo de Salomão, da Igreja Universal, em São Paulo. À noite, vai à 14ª Plenária da CUT, em Guarulhos.

    Aécio Neves, por sua vez, participará de ato de campanha com Pimenta da Veiga, candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais. Já Eduardo Campos vai ao 34º Congresso da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul. Depois, fará caminhada na Rua da Praia, onde participará de plenária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e inaugurará comitê de campanha de Ivo Sartori, candidato do PMDB ao governo do Estado, e de Beto Albuquerque, candidato do PSB ao Senado.

    Ao longo do dia, a FGV divulgará a Sondagem de Serviços e a Sondagem do Comércio e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Produtor nas Indústrias de Transformação. Também está prevista reunião do Conselho Monetário Nacional.

    Na sexta-feira (1), Dilma Rousseff receberá o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. À noite, Dilma participará de ato político com Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo de Minas Gerais, e Josué Gomes, candidato do PMDB ao Senado. Eduardo Campos, por sua vez, fará campanha em Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Luciana Genro participará de café da manhã promovido pela Associação de Praças do Estado de Santa Catarina e lançará a candidatura de Afrânio Boppré ao governo do estado.

    No mesmo dia, após o retorno dos trabalhos do poder Judiciário, o ministro Joaquim Barbosa presidirá mais uma reunião do Supremo Tribunal Federal (STF). Barbosa, que havia anunciado sua aposentadoria, só deve deixar a Corte no próximo dia 6 de agosto.

    Por fim, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgará os dados da balança comercial de julho e o IBGE, a produção industrial referente a junho.

     

    Fonte: Diap

    Matéria anteriorOs sindicatos e as eleições
    Matéria seguinteBoletim eleições