Senado aprova reajuste salarial de 56% para servidores do Judiciário

    Pressionados por servidores do Judiciário que lotaram o Congresso Nacional e fizeram imenso barulho durante todo o dia, os senadores aprovaram o projeto que reajusta em 56% em média os salários da categoria. A medida já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados. O líder do governo, Delcídio do Amaral (PT-MS) já avisou, no entanto, que a presidente Dilma Rousseff vai vetar a proposta. 

    Por conta das negociações em curso entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e o Ministério do Planejamento, o governo tentou adiar a votação, sem sucesso. 

    O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, chegou a propor um aumento de 21,3%, que não foi aceito pelos servidores. 

    Barbosa alega que o reajuste pedido pelo Judiciário, distribuído pelos próximos quatro anos, teria um impacto de R$ 25 bilhões nos cofres públicos, impossível de ser absorvido em um momento de ajuste fiscal. 

    Os servidores afirmam que, desde 2006, a categoria não recebe aumento e que os salários estão bastante defasados. De acordo com o parecer favorável do relator, senador José Maranhão (PMDB-PB), o aumento vai variar de 53% a 78,56%, em função da classe e do padrão do servidor. O aumento será feito a cada seis meses, em seis parcelas sucessivas, entre julho de 2015 e dezembro de 2017, quando atingirá o reajuste total proposto.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorDilma critica vazamentos contra ministros
    Matéria seguinteSuperávit no ano está em 38% da meta