Edição 270 - 31/01/2014

Aumento no número de filiados, ação contra cobrança de IR sobre 1/3 de férias e algumas reflexões

 

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/Sinal_Informa_1.jpg

Sinal-DF Informa de 31 Janeiro de 2014

Aumento no número de filiados, ação contra cobrança de IR sobre 1/3 de férias e algumas reflexões

Prezados Filiados,

Diante da oportunidade criada pelo Setor Jurídico do Sinal de se formar um grupo para ingressar na ação contra a cobrança do Terço Constitucional de Férias, esta Seção Regional do Sindicato não apenas deu conhecimento para a comunidade do Banco Central – para que colegas não filiados ao Sindicato pudessem refletir sobre a pertinência de ingressar no Sindicato – como, em seguida, publicou diariamente, nesta semana, informativos tratando dos diversos aspectos relacionados ao tema.

Desde o primeiro anúncio do prazo de 31 de janeiro para filiação ao Sindicato com o objetivo de fazer parte do grupo, ocorreram 34 filiações registradas na seção regional de Brasília. Dessas, 6 são de servidores aposentados. Outras 6 filiações estão em fase de confirmação, totalizado o número de 1550 filiados em Brasília, atingindo-se o maior número registrado, até hoje, nesta Seção Regional, desde a fundação do Sindicato.

O Conselho Regional de Brasília entende que os benefícios do Sindicato vão além dos convênios, vão além das causas jurídicas, vão além da transparências em seus atos e prestações de contas nos informativos do Sindicato, vão muito além de tudo isso. Este Conselho entende que além de fazer o que considera certo, cumprir as normas e dar registro, é preciso ser didático e proativo na comunicação como fizemos nas cronologias jurídicas. Não basta, por exemplo, ter suas contas aprovadas por um pequeno grupo de mais interessados no assunto. É preciso prestar contas financeiras de forma mais clara, como no informativo financeiro gerencial.

Entendemos que não basta criticar o Banco Central em seus atos, é preciso ser propositivo, participativo e estar disposto a incorrer em riscos como na participação no processo de mobilidade, em que, mesmo não obtendo o melhor resultado em nosso entender, pudemos colaborar e influenciar no interesse da coletividade.

Quando se trata de política sindical, de disputas internas, etc., esta Seção Regional do Sindicato se dispõe tanto à crítica como à proposição de alternativas e ao confronto eleitoral indireto, mas não abre mão de seu compromisso de contribuir, de dialogar e de “construir por dentro”. Não por outra razão temos um conselheiro presente em todas as reuniões da Diretoria Nacional – mesmo não tendo sido possível eleger um diretor de nossas bases – como se vê registrado nas atas daquelas reuniões. Nós não pretendemos renunciar aos princípios que defendemos, mesmo que às custas de eventuais confrontos, apenas o faremos da forma mais produtiva e civilizada que pudermos.

O resultado mais recente do que podemos chamar de reunificação do Sindicato, a despeito de todas as diferenças existentes (e já explicitadas no passado), foi a obtenção, por esta Seção Regional de Brasília, de total carta branca da Executiva Nacional para iniciar o primeiro projeto do Programa Acolhida, o Projeto Atendimento Virtual dos aprovados para o Curso de Formação do concurso em andamento. Dos pouco mais de mil a serem convocados, mais de 750 já ingressaram em um grupo criado no Facebook. Com centenas de postagens ao dia, entre perguntas dos concursados e respostas providas pelo Sindicato ou por colegas que se dispuseram a colaborar, vimos reduzir o nível de tensão, melhorar o clima para o curso de formação que se avizinha e, sobretudo, crescer a atratividade da carreira de Especialista do Banco Central. Outros três projetos como a reedição da Sala de Atendimento, a Confraternização no Curso de Formação e o Baile dos Empossados, seguem em negociação dada a importância de envolver as entidades sociais relacionadas ao Banco Central, reduzir custos e tornar esse conjunto de esforços e investimentos promissores – para o Banco Central, para o Sindicato e para seus parceiros – no acolhimento dos futuros servidores da Casa.

Ao tempo em que informamos nossa participação na marcha da campanha salarial de 5 de fevereiro, juntamente com vários outros sindicatos e associações de servidores públicos, registramos nossa convicção de que todas as nossas lutas anteriores contaram, entre seus principais fatores, com um certo tempo para o envolvimento dos interessados e com a forte participação destes nos momentos mais decisivos.

Aos recém-filiados, gostaríamos de manifestar a nossa expectativa de que seu ingresso não redunde apenas em um aumento de receita para o Sindicato ou em mais um simples benefício financeiro para o filiado, mas, sobretudo, a esperança de conquistar um compromisso de cada novo filiado com a luta coletiva em defesa dos nossos salários e de melhores condições de trabalho, com a melhoria de nosso Sindicato e com a defesa de nossa Casa e de seu papel para a sociedade.

Sinal – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central
Seção Regional Brasília

 

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/informativo-filiados%202.jpg

1.550 filiados em 31/01/2014

.

Diretores Regionais: Max Meira (Presidente)*; Gregório Alberto Saiz Lopes (Financeiro);
Anderson Heringer Werner (Secretário)*; Josina Maria de Oliveira (Relações Sociais)*; Rita Girão Guimarães (Qualidade de vida).
Conselheiros Regionais: Auriel Eleutério Marques Junior; Bruno Peres de Aguiar; Christian Pilz; José Ricardo da Costa e Silva*.
(*) Representam Brasília no Conselho Nacional do Sinal.

S.C.S. Q.01 Bl. G Ed. Baracat Sala 403/406 – Brasília – DF
TEL.: (61) 3224-3417 FAX: (61) 3224-8285 e-mail: sinaldf@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorAção de Imposto de Renda sobre 1/3 de férias
Matéria seguinteDemonstrativo Financeiro Mensal – Dezembro – 2013