Edição 28 – 17/2/2017

Direx do Sinal desembarca em Porto Alegre


Em encontro com servidores nesta quinta-feira, 16, Sindicato ouviu questionamentos, opiniões e relatou trabalhos desenvolvidos em defesa da categoria

Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, foi a vez de a Diretoria Executiva Nacional do Sinal (Direx) desembarcar em Porto Alegre, para ouvir os questionamentos e opiniões do corpo funcional, bem como prestar esclarecimentos acerca da atuação em defesa das diversas demandas da categoria.

Sem título

A situação do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores (PASBC) abriu a agenda de debates na capital gaúcha. A representante dos servidores no Conselho Gestor, Maria Juliana Fabris, em explanação aos presentes, alertou que é necessário construir soluções visando o equilíbrio financeiro próprio do Programa. “Precisamos estabelecer um plano a ser usado sempre que preciso”, afirmou.

O presidente nacional do Sinal, Daro Piffer, observou que o PASBC representa “parte do contrato de trabalho entre o BCB e seus servidores, portanto a cobertura às vidas não pode ser reduzida”.

Em seguida, os diretores de Assuntos Jurídicos e Relações Externas do Sindicato, Jordan Alisson e Paulo Lino, respectivamente, deram informes sobre os perigos da proposta de reforma da Previdência (PEC287/2016) e relataram as ações de enfrentamento desenvolvidas. “Somente obteremos êxito mediante pressão aos parlamentares nas bases estaduais”, ponderou Paulo Lino, convocando os servidores locais a buscar os deputados federais gaúchos e engrossar o coro na luta contra o desmanche de garantias históricas.

A bandeira de equiparação salarial entre as Carreiras de Estado também permeou a pauta de discussões. Daro Piffer assegurou que a luta continua, com interlocução junto à Comissão Estratégica do BCB e à Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT), do Ministério do Planejamento. O assunto esteve em debate no último encontro do Sinal com representantes da Autarquia (relembre aqui).

Ao final, um dos colegas presentes sugeriu que o próximo encontro abordasse a autonomia do Banco Central.

A Direx segue em Porto Alegre e se reúne durante toda esta sexta-feira, 17. Em pauta, encaminhamento das ações do sindicato e questões administrativas.

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocatória Reunião Extraordinária do CR – 20.2.2017
Matéria seguinteReajuste de 28, 86% – esclarecimentos adicionais