Edição 13 - 18/01/2018

Fonacate e Fonasefe iniciam tratativas para mobilização unificada 2018


previdencia-nao-solucao

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) deram o pontapé inicial para a mobilização unificada em defesa do serviço público para 2018 nesta quarta-feira, 17 de janeiro. Em discussão no primeiro encontro do ano, ações com vistas ao retorno dos trabalhos no Parlamento e os últimos ajustes para a reunião ampliada das carreiras, que ocorre nos dias 3 e 4 de fevereiro e deve definir as diretrizes da pauta reivindicatória ampla.

O presidente, Jordan Alisson, e o diretor de Estudos Técnicos, Daro Piffer, representaram o Sinal na reunião.

reuniao_fonacate

A avaliação dos sindicatos e associações presentes é de que a articulação conjunta entre os dois fóruns tem se mostrado bastante proveitosa e conseguido impor obstáculos ao ímpeto do governo no que diz respeito à agenda de precarização do setor.

O calendário de enfrentamento centrará forças, logo na primeira semana de trabalhos do Congresso, na reforma da Previdência. O indicativo é de que sejam realizadas novas manifestações nos aeroportos, tanto nos estados, quanto em Brasília. Durante a reunião ampliada, os servidores definirão o cronograma mais abrangente, tendo em vista a provável dificuldade de acesso às dependências da Câmara, em especial nos dias que antecederão a data prevista para a apreciação da PEC287/2016 pelo Pleno da Casa, 19 de fevereiro.

Comunicação integrada

Outro ponto a ser discutido na reunião ampliada da categoria é a unificação das ações de comunicação junto aos parlamentares e à sociedade. O Fonacate, que tem assumido protagonismo nas inserções publicitárias contra a reforma da Previdência nas diversas mídias, deve lançar nova campanha no início do próximo mês. O encaminhamento foi definido durante reunião extraordinária do Fórum realizada também nesta quarta-feira, 17.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPimenta nos olhos dos outros é…. dinheiro para a conta deles?
Matéria seguintePerda salarial da categoria: imprensa repercute Corrosômetro do Sinal