Edição 212 – 22/11/2017

Fonacate prepara contra-ataque ao governo


apito_210

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o Sinal faz parte, em reunião realizada ontem, 21 de novembro, aprovou a divulgação de peças publicitárias visando rechaçar a campanha de R$20 milhões do Governo, que anuncia a Reforma da Previdência como aquela que veio para acabar com os privilégios dos servidores públicos.

Segundo Rudinei Marques, presidente do Fonacate, o Fórum vai continuar defendendo os direitos sociais e dos servidores públicos. “Não podemos permitir mais uma retirada de direitos dos cidadãos brasileiros. O Governo marcou para o dia 6 de dezembro a votação da reforma da Previdência. Vamos investir em mensagens para alertar aos parlamentares que se votarem na reforma, não voltarão ao Congresso. O ano eleitoral está logo ali e o eleitor não tem memória curta como eles pensam”.

A Medida Provisória (MP) nº 805/2017, que entre outros pontos, adia os reajustes salariais estabelecidos em leis para janeiro de 2018 e janeiro de 2019, além de aumentar o índice da contribuição previdenciária dos atuais 11% para 14%, também foi tema da reunião do Fonacate. Enquanto o corpo jurídico das entidades que compõem o Fórum prepara ações coletivas para questionar a MP805/17 judicialmente, seus dirigentes prometem intensificar o trabalho junto aos parlamentares.

Evento na Câmara dos Deputados debate o serviço público que queremos

apito_211_materia_1_2

A mobilização dos servidores, terceiro pilar da resistência contra as ameaças governamentais, começa na próxima segunda-feira, 27 de novembro, com a realização do debate, que será realizado no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, das 14h às 18h, com o tema “Que serviço público queremos?”. O evento tem a pretensão de esclarecer questões, como a que se segue, que afligem a sociedade brasileira: como poderemos conseguir serviços públicos de saúde, educação e segurança, citando apenas os principais, de boa qualidade, se, enquanto país, pretendemos abrir mão de contratar pessoas qualificadas, dignamente remuneradas e com estabilidade que lhes permitam discordar profissionalmente dos políticos de ocasião?

Foram convidados para o debate do tema os especialistas Maria Lúcia Werneck Vianna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernando Matos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Antônio Lassance e Félix Lopez, ambos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Marcha a Brasília e concentração no Congresso Nacional darão continuidade aos protestos

Novos protestos contra as medidas do governo acontecerão na terça-feira, 28 de novembro, com um Ato, que contará com a participação de funcionários públicos e representantes da sociedade civil organizada vindos de todo o país, que se concentrarão na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), de onde marcharão até o Anexo II da Câmara dos Deputados e no dia 6 de dezembro, dia da provável votação da Reforma da Previdência, quando se espera uma grande manifestação no Congresso Nacional.

Edições Anteriores
Matéria anteriorReforma da Previdência de volta à pauta; Frente Parlamentar Mista prepara ações em defesa da sociedade
Matéria seguinteA mobilização está crescendo! SINAL, SUSEP, SINAIT !