Edição 93 – 2/7/2015

Fonacate também diz não à proposta de reajuste oferecido pelo governo


Nos próximos dias, Fórum deve emitir nota rejeitando o índice ofertado às carreiras

Por Samuel Oliveira

DSC_0377 (Small)

Reverberando o que já é tendência entre as representações sindicais de servidores públicos, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) também acena negativamente à proposta de reajuste salarial oferecido pelo governo na última quinta-feira, 25 de junho. Nos próximos dias, o Fórum deve emitir nota rejeitando o índice ofertado às carreiras.

Em reunião na manhã desta terça-feira, 30, as entidades que compõem o Fórum mostraram consenso sobre a insatisfação com a proposta que, sequer de longe, supre as necessidades de correção inflacionária dos servidores. O diretor de Relações Externas do Sinal, Luís Carlos Paes de Castro, que representou o Sindicato no encontro, ressaltou a importância de uma mesa de negociação entre governo e servidores, mas ponderou que as condições do acordo proposto (21,3% dividido em quatro anos) são “inaceitáveis”.

Luís Carlos enfatizou também a necessidade de debate a respeito de outras pautas inerentes às carreiras, como a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), garantindo em lei a negociação coletiva anual e assegurando o direto à greve.

Até o próximo encontro entre o Ministério do Planejamento (MPOG) e os servidores federais, marcado para o próximo dia 7 de julho, as entidades sindicais devem levar às bases o índice oferecido pelo governo, para deliberação.

Edições Anteriores
Matéria anteriorCampanha Salarial 2015 – Cronologia
Matéria seguinteEnquete sobre a CONTRAPROPOSTA do governo