Edição 93 – 7/8/2014

GT de Redução da Litigiosidade – Reajuste de 28,8% – Quase dois meses de justificativas e nenhum avanço.


A última reunião do GT de redução da litigiosidade para tratar do acordo do reajuste de 28,86% ocorreu em meados de junho. O cálculo estava praticamente concluído, os termos do acordo negociados, restava apenas a manifestação da PGBC. Como forma de agilizar o encaminhamento do assunto ao Ministério da Fazenda e confiantes na boa-fé do Banco, os sindicatos encaminharam correspondência manifestando sua concordância com os termos negociados (Apito 83, de 7.7.2014). Contudo, de lá para cá nada mudou, a não ser as justificativas para o atraso: 

  • Identificamos erros nos cálculos que precisam ser corrigidos;
  • Existe uma sobrecarga de trabalho e o reduzido quadro de pessoal impede que os servidores possam se dedicar prioritariamente ao assunto;
  • São necessários novos elementos para conclusão do cálculo;
  • Haverá substituição dos membros do GT. 

O Sinal tem, semanalmente, procurado agendar uma nova reunião do GT, foro adequado para tratar do assunto (Apito 86, de 17.7.2014). Na verdade, não há o que tratar, basta que o Banco cumpra a sua parte, conclua o teor de sua manifestação ao Ministério da Fazenda, a apresente aos sindicatos e envie ao Ministério da Fazenda. 

As justificativas, ainda que verdadeiras, demonstram o descaso com que a Administração do Banco trata seu corpo funcional, relegando a solução de uma pendência judicial que se arrasta há décadas e, nos termos do acordo, envolve 7.156 servidores, dos quais 4.252, cerca de 59 %, são representados pelo Sinal no acordo. Os demais 747 representados pelo Sinal continuarão nas ações. 

Por isso, o Sinal convida os representantes do Banco e das demais entidades para uma nova reunião do GT de Redução da Litigiosidade, a ser realizada no próximo dia 13.8.2014, às 10h, e, como forma de não tumultuar muito as importantes atividades desenvolvidas por nossos interlocutores, a reunião pode ocorrer em uma das salas de reuniões do 20º andar do Edifício-Sede.

Edições Anteriores
Matéria anterior
Matéria seguinteEdital de Convocação da XXVI Assembleia nacional deliberativa