Edição 16 – 27/2/2015

Licença Capacitação


Em mensagem enviada aos servidores no dia 19-02, e também na edição do Conexão Real do dia 20-02, o Banco Central comunica que está reformulando as regras sobre a licença capacitação e “oferece” a possibilidade de que os servidores apresentem sugestões até o dia de hoje, 27/02.

Embora correta e necessária a iniciativa, pois há muito o que melhorar nas regras de concessão desta licença, que são muito restritas em relação a outros entes administrativos, o Banco Central estipulou um prazo exíguo em um momento em que grande parte dos funcionários estão retornando de férias. Então perguntamos: é séria a intenção de reformular ou apenas uma forma espúria de convidar os servidores a opinarem, mas não dando a eles as condições necessárias mínimas para a participação?

A falta de seriedade se mostra quando a Unibacen diz que ouvirá sindicatos, em comunicado direcionado aos servidores, mas em nenhum momento se dirigiu a nós solicitando nosso apoio ou sugestões.

De toda forma, o Sinal não precisa de convite para defender os interesses dos servidores do Banco Central. Encaminharemos e defenderemos as decisões já aprovadas pela categoria.

Esperamos da Unibacen respeito aos servidores e que ampliem o prazo para que os servidores possam analisar e enviar sugestões para um assunto tão importante para os servidores e a instituição.

 

Pesquisa da Unibacen

Entendemos ainda que a pesquisa disponibilizada pela Unibacen deveria ser mais abrangente. Perguntas fundamentais como as relacionadas abaixo não foram feitas:

1) Você concorda com o limitador de licenças simultâneas? Por quê?

2) Você sabe quantas oportunidades de licenças capacitação não são aproveitadas a cada ano? Você acha que o BC deveria ter uma meta de redução deste desperdício?

3) Você concorda com o BC custear algumas licenças capacitação conforme possibilidade prevista em Lei?

4) Dependendo da vivência do servidor com determinado assunto, ele pode precisar de mais ou menos tempo de estudo individual associado às aulas regulares. Você concorda que seja aberta a possibilidade de uso da licença capacitação para cursos oferecidos pelo BC? Por quê?

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 332/2015 – Eleita Comissão Eleitoral Regional
Matéria seguinteA modernização da carreira e o clima organizacional