Edição 106 - 28/7/2015

Nota pública do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais acerca do processo de negociação – campanha salarial


As entidades sindicais que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais reunidas no dia 21/07 na sede do ANDES-SN, em Brasília, fizeram um amplo debate com o objetivo de avaliar a reunião de negociação realizada no dia anterior com o Ministério do Planejamento e apontar encaminhamentos no sentido de fortalecer a campanha salarial 2015.

Após um amplo e democrático debate, por unanimidade, as dezenas de entidades presentes reconheceram a importância da unidade construída até o momento e, através dos informes dados na reunião, foi possível constatar que há um intenso processo de mobilização com greves fortes que estão num ascenso com a possibilidade de mais categorias entrarem em greve até o final de julho.

Foi destacado também que embora o governo esteja reafirmando a proposta de índice parcelado em 4 anos, a força das greves e da luta das entidades do fórum envolvidas na campanha salarial, conseguiu arrancar nessa última reunião uma proposta que envolve reajustes nos benefícios na qual não existia anteriormente.

Todos os presentes fizeram intervenções rejeitando veementemente a proposta do Governo em parcelar em 4 anos o índice apresentado de 21,3% que projeta meta inflacionária para o futuro, desconsiderando quaisquer perdas passadas. O conjunto das entidades percebeu que essa manobra do governo tem o objetivo de jogar nas costas dos trabalhadores, em especial do funcionalismo público federal, a conta da crise através do ajuste fiscal que está sendo aplicado no país. A disposição é resistir, lutar e derrotar essa política do governo Dilma dialogando com a sociedade em busca de apoio da opinião pública em relação a justeza da nossa luta que envolve salários e a defesa dos serviços públicos e paridade entre ativos e aposentados.

Nesse sentido alguns encaminhamentos foram deliberados em comum acordo entre as dezenas de entidades sindicais presentes, são eles:

01-      Rejeição do índice de 21,3% parcelado em 4 anos.

02-       Efetividade nas negociações das pautas especificas, que não podem estar condicionadas ao aceite do pacote que envolve o índice parcelado em 4 anos como quer o governo.

03-      Melhorar os reajustes dos benefícios com o objetivo de equiparar os valores com os trabalhadores dos três poderes.

04-       Negociação efetiva em relação a política de negociação salarial permanente e data base.

05-      Participação da marcha dos SPF no dia 06 de agosto.

06-       Reafirmar na mesa de negociação a pauta aprovada no início do ano pelo Fórum em reunião ampliada da campanha salarial 2015.

Brasília, 28/07/2015.

Edições Anteriores
Matéria anteriorConfirmada mesa seccional no MPOG às 14h
Matéria seguinteFórum aprecia estudos técnicos e avalia reuniões setoriais