Edição 27 – 07/02/2018

Papel de servidores públicos no processo eleitoral é tema de debate na Câmara dos Deputados


O engajamento dos servidores públicos no processo eleitoral de 2018 foi tema de debate promovido pela Pública – Central do Servidor nesta terça-feira, 6 de fevereiro. Parlamentares, lideranças sindicais e especialistas das áreas política e jurídica se alternaram à mesa. Daro Piffer, diretor de Estudos Técnicos, e Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas do Sinal, estiveram presentes no evento, que ocorreu na Câmara dos Deputados.

As discussões tiveram como foco a necessidade de mobilização por parte da categoria em todo o país, como forma de reverter a agenda de ataques sistemáticos à qual está submetida atualmente. “Os servidores precisam se organizar para preencher as cadeiras do Congresso com parlamentares que estejam coadunados com a importância do serviço público”, observou Daro.

Segundo Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), é fundamental que haja “unidade de ação da classe trabalhadora”, com o objetivo de “renovar quadros, tanto de maneira quantitativa quanto qualitativa”.

O papel do Parlamento na defesa dos interesses e demandas populares também teve espaço no ambiente de diálogo. “Por vezes, o que se discute nesta Casa é uma agenda de privatizações que nós sabemos a quem bem interessa. Por isso, é importante esta conscientização cidadã dos servidores, também de modo a contribuir com a superação das enormes desigualdades existentes”, ponderou o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Joelson Dias.

Reforçando o chamado aos servidores a integrarem seus coletivos no debate eleitoral, o deputado Weliton Prado (PROS/MG) citou um pensamento de Platão. “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”, argumentou.

O presidente da Pública, Nilton Paixão, aproveitou a ocasião para convocar o funcionalismo de todas as esferas de poder a engrossar a jornada de lutas contra a reforma previdenciária, que ocorre nas cinco regiões do país no próximo dia 19 de fevereiro.

Assista ao debate completo na página da TV do Servidor no Facebook.

Edições Anteriores
Matéria anteriorMP805/2017: ADI está pronta para apreciação no plenário do STF
Matéria seguinteEm audiência no Senado, parlamentares e servidores iniciam luta contra reforma da Previdência no Congresso em 2018