Edição 106 – 21/7/2016

PLC 36/2016: luta por sanção integral mobiliza Especialistas


A luta é de toda a carreira. Em mobilização nesta quarta-feira, 20 de julho, servidores enfatizaram a importância da ação conjunta pela sanção integral do PLC 36/2016, que estabelece os reajustes de Especialistas e Procuradores do BC, além da exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico.

Sem título-1

Desde o início da manhã, houve concentração em frente ao edifício-sede da Autarquia, em Brasília, reforçando o movimento daqueles que acamparam durante toda a noite no local. Representantes das seções regionais do Sinal em Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo desembarcaram na capital federal.

Enquanto, dentro dos limites do edifício, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunia para definição dos rumos da economia nacional, à porta, parte do corpo funcional pleiteava garantias para o constante aperfeiçoamento da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil. A necessidade de assegurar a exigência de nível superior no ingresso de novos Técnicos é requisito fundamental para aprimorar a prestação de serviços à sociedade, advinda de uma melhora da distribuição e atribuição dos cargos, considerando as mais diversas responsabilidades desta Casa.

“O nosso órgão é único para o país. E só alcançaremos o topo do Executivo, mediante a elevação da formação exigida para seus quadros”, frisou Daro Piffer, presidente nacional do Sinal, que exaltou também a unidade da carreira em torno da reivindicação. “Esta é a semente de um movimento que pode render frutos bastante significativos para o futuro do BC”, encerrou.

Para o Conselheiro Nacional pelo Rio de Janeiro Marcos Antonio Lopes a busca pela valorização da carreira é, inclusive, um apelo em favor do povo brasileiro. “Estamos lutando também para melhor atendermos à população, que paga os nossos salários por meio dos altos impostos recolhidos diariamente”, afirmou.

Da mesma forma, em outras sedes pelo país, como Belo Horizonte, analistas e técnicos somaram forças nesta quarta, em favor da sanção integral do PLC. O Sinal, juntamente com as demais entidades que representam servidores no BC, constroem agenda unificada de trabalhos, visando, finalmente, o cumprimento do acordo assinado.

O projeto já foi recebido pela Presidência da República e aguarda chancela, com prazo final em 5 de agosto. No entanto, para que a lei vigore na íntegra, a sanção deve ocorrer até o final do mês de julho.

Enquanto isso, a luta continua!

Edições Anteriores
Matéria anteriorPela Sanção integral do PLC 36/2016
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 30 – 21/7/16