Edição 472 - 27/08/2015

QUEBRA DE COMPROMISSO


Sinal-DF Informa de 27/08/2015

Desde 2011, o presidente Alexandre Tombini e sua diretoria assumiram o compromisso junto ao Sindicato de Servidores do Banco Central, o SINAL, com a equiparação do subsídio de analista ao dos auditores da Receita e dos procuradores do Banco (AGU), e recuperação da proporcionalidade de 50% para os técnicos. Durante a campanha salarial de 2012, o presidente Tombini afirmou, aos mesmos representantes, que considerava, naquele momento, difícil conseguir aquela equiparação, mas que empenhava sua palavra de que não permitiria um distanciamento ainda maior da remuneração entre essas carreiras.

Ontem, em reunião com os representantes do Sindicato, o presidente do Sinal, Daro Piffer, relatou conversa informal que teve com o negociador do governo, explicando que o bônus para a Receita e a Sucumbência para a AGU estavam sendo negociados no andar superior, numa clara referência à necessidade de envolvimento do ministro-presidente Tombini, se quisermos obter o mesmo diferencial.

Diante disso, o presidente Tombini disse que a nota oficial que escreveu apoiando os servidores do Banco era tudo o que ele poderia fazer neste caso e que o diretor Altamir Lopes estava responsável por liderar as negociações. Por sua vez, na mesma reunião, o diretor Altamir explicou a todos que a Receita e a AGU receberão um diferencial nos seus vencimentos porque seus servidores se mobilizam e se manifestam com vigor a favor de seus salários. Se os servidores do BC quiserem tratamento semelhante precisam ser capazes de se mobilizar e manifestar suas intenções, como fizeram as referidas carreiras, que chegaram, inclusive, a entregar comissões.

Pelo jeito, para nossos colegas diretores, a Receita e a AGU receberão mais que o Banco Central do Brasil, não pela importância do trabalho deles, mas pela capacidade que seus servidores têm de fazer barulho, greves e entregar suas comissões, ao invés de entregar o produto de seus trabalhos com a qualidade e a tempestividade que a sociedade espera de agentes das carreiras mais nobres do Estado Brasileiro.

Mais do que responsabilizar os servidores desta Casa pelo fato de o papel do Banco Central estar sendo desvalorizado por meio da diferenciação negativa da remuneração de seus colaboradores, o presidente Tombini e seus diretores informaram que estão tirando o corpo fora da missão de defesa desta instituição e de seus servidores. Informou ainda que, apesar criticidade do momento, estaria viajando para o exterior e que o diretor Altamir ficaria no seu lugar.

Vocês, servidores de Brasília, coordenadores, chefes de divisão e de departamento, que se empenham com afinco e dedicação ao seu trabalho, cônscios da importância de sua missão, sacrificando, muitas vezes, sua família e até mesmo sua própria saúde para melhor servir ao Banco e à Nação, saiba que você está sendo acusado, pelos colegas diretores e pelo Presidente desta casa, de serem responsáveis pelo distanciamento salarial que haverá entre o Banco Central, a Receita e a AGU.

Como mostrar nossa indignação? Conforme decidimos em assembleia, hoje, todos os computadores deverão estar desligados durante uma hora (de 16h às 17:00) e às 15:30h nos reuniremos em nova assembleia para decidirmos que resposta daremos àqueles colegas e ao governo.

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional do Sinal
Seção Regional Brasília

1.553 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocatória Reunião Extraordinária do CR em 28.8.2015
Matéria seguinte