Edição 31 – 22/2/2017

Reforma da Previdência segue na pauta dos servidores


A PEC287/2016 segue protagonizando a agenda de atividades dos movimentos organizados de servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. Nesta terça-feira, 21 de fevereiro, a Câmara dos Deputados sediou debates e o lançamento de novos estudos, que põem em xeque a suposta necessidade de uma reforma tão profunda no setor previdenciário.

O diretor de Relações Externas, Paulo Lino, representou o Sinal nos eventos.

Pela manutenção de direitos

A necessidade de uma ampla mobilização popular contra a escalada de restrição a direitos foi a tônica dos debates durante reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, na Câmara. Na pauta, além da PEC287, os riscos da proposta governamental de reforma trabalhista.

Subsidiando os debates

Após o encontro, em solenidade no Salão Nobre do Congresso Nacional, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) promoveram o lançamento dos estudos “Previdência: reformar para excluir?” e “PEC 287: A minimização da Previdência Pública”, fruto de parceria intelectual entre as duas entidades.

Sem título

Em discurso aos presentes, o deputado Alessandro Molon (REDE/RJ) alertou sobre as reais intenções, latentes no âmbito da reforma proposta. “Não nos enganemos, enquanto o governo lança o argumento de combate aos privilégios, todos sabemos que o objetivo é empurrar a classe trabalhadora para o sistema de previdência privada”, observou.

O deputado Major Olímpio (SD/SP) ressaltou a importância de incluir a população nas discussões. “A mobilização está crescendo e precisa ganhar ainda mais corpo. Vamos levar este diálogo às ruas, para que o povo tome consciência de tamanha crueldade”, afirmou.

Agenda nacional

Audiências públicas em todas as regiões do país, visita às bases parlamentares e fortalecimento dos comitês municipais. Estas são algumas das ações indicadas durante reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, no intuito de engrossar o enfrentamento à PEC287.

Sem título2

“É urgente a necessidade de ações pontuais e integradas dos diversos fóruns de servidores e trabalhadores do setor privado, para engajarmos a sociedade nesta luta”, ponderou o senador Paulo Paim (PT/RS).

Nos próximos dias, devem ser definidas as primeiras paradas da caravana que promoverá as audiências regionais. A Frente seguirá se reunindo, semanalmente, para avaliação e encaminhamento de novos eventos.

Você pode participar deste esforço

Clique aqui e manifeste-se junto aos parlamentares do seu Estado.

Edições Anteriores
Matéria anteriorO PASBC É NOSSO E PRECISA DE VOCÊ!
Matéria seguintePode BC+ com servidor BC-?