Edição 10 - 15/01/2018

Representação superior: luta pela valorização de Carreiras de Estado e por manutenção de serviços de qualidade marca atuação da Fenafirc


A Federação Nacional dos Servidores dos Órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle (Fenafirc) preenche lacuna histórica no âmbito da representação de segundo grau para uma série de Carreiras de Estado. Mais que instância de debate sobre organização sindical, a entidade se dedica a discutir o papel fundamental do poder público na vida do cidadão, por meio da valorização dos órgãos e de seus respectivos corpos funcionais.

Em Assembleia Geral Nacional (AGN), realizada em novembro de 2016, servidores do Banco Central do Brasil validaram indicativo do Sinal de congregar-se com outras carreiras por meio da Federação. A decisão observou, ainda, diretriz aprovada na 24ª edição da Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, realizada em Florianópolis.

Atualmente, o Sindicato possui quatro representantes na Diretoria Executiva da Fenafirc. Ivonil Guimarães e Sandra Leal dirigem a pasta de Administração, Finanças e Patrimônio e Gustavo Diefenthaeler e Márcio Araújo ocupam a Diretoria de Comunicação Social. O presidente do Sinal, Jordan Alisson, é membro efetivo do Conselho de Gestão da entidade.

Integrada por sindicatos e associações com expressiva inserção nas mesas de diálogo entre servidores e governo, a Federação já delimita seus alvos de atuação para 2018. Entre as demandas mais urgentes, incluem-se o enfrentamento à reforma da Previdência em pauta e a busca pela derrubada do veto presidencial ao PL3831/2015, que estabelece a negociação coletiva na Administração Pública. Vale ressaltar, também, o trabalho desenvolvido pelas afiliadas à Fenafirc contra a MP805/2017, recentemente suspensa pelo ministro do STF, Ricardo Lewandowski, e que estabelecia o adiamento de reajustes salariais, bem como a elevação da contribuição previdenciária.

Além do Sinal, a entidade é composta hoje por: Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários (Anffa Sindical), Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União, CNMP e ESMPU (SindMPU) Sindicato Nacional dos Servidores da Comissão de Valores Mobiliários (SindCVM), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU (Sindilegis), Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical) e Sindicato Nacional Servidores da Superintendência de Seguros Privados (SindSusep).

Com esta matéria sobre a Fenafirc encerramos o ciclo que teve como objetivo demonstrar quais são, como são compostas e qual a participação do Sinal nas grandes entidades aliadas na luta em defesa dos servidores públicos e da sociedade brasileira. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) foram as outras entidades enfocadas no Apito Brasil, edições 46 e 9, respectivamente.

Em outro nível de atuação, o Sinal ainda é filiado à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, associado à Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), e colaborador do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que nos prestam assessoria em suas áreas especializadas, e da Auditoria Cidadã da Dívida.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEm Fortaleza, representações sindicais reforçam luta em defesa do serviço público
Matéria seguinteO governo do “fim do mundo” (II)