Ano III - Edição 32 - 27/03/2014

Reunião Sinal/Administração Central do BCB Reconstrução do Mecir

  

REPRODUZIMOS A SEGUIR O APITO BRASIL QVT  Nº 31 , DE 26 DE MARÇO DE 2013

Reunião Sinal/Administração Central do BCB  Reconstrução do Mecir

Em desdobramento de matéria publicada no Apito Brasil nº 19, que abordou reunião Sinal/Administração Central do BCB realizada em 18.2.2014, passamos a detalhar o item Reconstrução do Mecir da Pauta Negocial apresentada ao Banco por nosso Sindicato.

I – O que disse a Administração Central do BCB?

Basicamente, que o ambiente de trabalho já não é o mesmo de antigamente, que está em curso projeto de modernização da distribuição de numerário e de automatização da casa-forte, e que Grupo de Trabalho irá examinar a possibilidade de implementação de melhorias.

II – Como o Sinal avalia o que disse a Administração Central do BCB?

A –  O Sinal considera que houve avanços em relação ao passado.

B – O Sinal apoia toda e qualquer melhoria na distribuição de numerário, registradas, todavia, as danosas consequências dos cortes orçamentários hoje impostos ao Mecir, os quais trarão sérias consequências quanto à produção, distribuição e destruição de cédulas e moedas, situação que deverá afetar diretamente a população, a qual, em pouco tempo, possivelmente não disporá de numerário em condições adequadas de manuseio.

C – O Sinal concorda com a automação da casa-forte do Mecir, considerando, porém, que tal automação, por si só, não será suficiente para o avanço das mais adequadas condições de trabalho dos servidores lotados naquele Departamento, pois, como se sabe, suas tarefas não se resumem ao mero acionamento de comandos no computador.

D – O Sinal vê com bons olhos a formação de Grupo de Trabalho por parte do Banco. Todavia, considera, de uma parte, que muito ainda tem que ser feito com vistas ao atingimento de condições minimamente razoáveis de trabalho no Mecir, e, de outra parte, que o atingimento de tais condições de trabalho somente poderá ser alcançado em um processo aberto, desde sua própria concepção, à mais ampla participação da Comunidade BCB.

III – O que, então, o Sinal propõe?

A – Imediata revisão do corte da jornada de 6h no Mecir. (Ver, a esse respeito, os nos. 2122 e24 do Apito Brasil QVT).

B – Adequado ressuprimento da força de trabalho das áreas de processamento, fragmentação e conferência de numerário, atualmente submetidas a quase insuportável carência de pessoal.

C – Reversão das condições de penosidade de trabalho hoje ainda  existentes.

D –  Urgente suspensão dos cortes orçamentários   equivocadamente ora aplicados ao Mecir.

E – Combate acirrado da visão “automação é tudo”, visão essa totalmente prevalecente, na atualidade, no contexto da Administração Central do BCB.

F – Ampla participação da Comunidade BCB no processo de melhoria das condições de trabalho no Mecir.

G – Para tanto, o Sinal criou Grupo de Trabalho, integrado hoje por sete colegas, sendo quatro deles lotados no Mecir e três deles dirigentes de nosso Sindicato detentores de conhecimento na área de Qualidade de Vida no Trabalho. (Um quinto colega lotado no Mecir será em breve eleito pelos servidores daquele Departamento, passando a ser o oitavo membro do GT).

H – O escopo do GT do Sinal é realizar “…estudo aprofundado das condições de trabalho dos colegas que exercem atividades de processamento automatizado, fragmentação e conferência manual de numerário no Mecir (com vistas a negociação com a chefia do Mecir, fundamentação de futura colocação de pontos de reivindicação do Sindicato, compartilhamento com a Comunidade BCB da realidade de tais condições de trabalho etc.) …”.

I – Assim sendo, convidamos você, colega lotado no Mecir, e, ainda, a todos os integrantes da Comunidade BCB (conjunto de trabalhadores integrado por servidores da ativa e aposentados do BCB, empregados de empresas prestadoras de serviços ao BCB – nossos colegas “terceirizados” -, estagiários, funcionários da ASBAC e todos os demais trabalhadores que têm seu dia-a-dia de trabalho realizado no BCB), a oferecer, por intermédio do e-mail mecir@sinal.org.br, sugestões, críticas, relatos de experiências etc. acerca do assunto, para que o GT do Sinal possa contar com sua participação em seu trabalho.

Uma vez mais, nosso destino se encontra 
exclusivamente em nossas mãos!

Somente juntos somos fortes!  


Manifestações, de qualquer natureza – críticas, sugestões etc. – serão muito bem-vindas. Caso você tenha interesse em fazê-las, por favor clique aqui.
 

Edições Anteriores
Matéria anteriorReunião Sinal/Administração Central do BCB  Reconstrução do Mecir
Matéria seguinteCentrus abre inscrições para o Plano de Contribuição Definida – PCD