Edição 34 – 21/02/2018

Servidores promovem enterro simbólico da reforma previdenciária


previdencia-nao-solucao

“Já vai tarde”, estampava a faixa sobre a coroa de flores, que decorava a urna sepulcral. Em vez de choro e luto, a celebração da mais recente vitória. Muita música e animação. O som do festejo anunciava a pá de cal sobre a malfadada PEC287/2016, que estabelecia a reforma previdenciária proposta pela equipe econômica do governo. Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, centenas de servidores promoveram o enterro simbólico da matéria, em Brasília. O diretor de Estudos Técnicos, Daro Piffer, representou o Sinal na atividade.

Sem título14

Após um breve velório, em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, o cortejo fúnebre rumou ao canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional. Tudo pronto para o sepultamento. Antes do ato final, lideranças sindicais do enfrentamento, que se estendeu por mais de um ano, discursaram ao público. Em meio ao ambiente de regozijo, o alerta. “Temos uma pauta extensa para 2018. Precisamos continuar lutando, ter como exemplo esta vitória de hoje e usá-la como estímulo para o restante do ano”, observou Daro.

O representante do Sinal destacou, ainda, a necessidade de uma renovação qualitativa do Legislativo nas eleições de outubro, visando a defesa dos interesses da sociedade. “Se a gente quer mudar este Congresso, vamos ter de arregaçar as mangas, pois vencemos uma importante batalha, mas a guerra ainda é longa”, concluiu.

Audiência pública dá seguimento à jornada de luta

Dentro do Parlamento, as frentes de resistência seguem vigilantes. Também nesta terça-feira, audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal debateu “A Situação dos Aposentados e Pensionistas” no âmbito da proposta de reforma previdenciária.

Jordan Alisson, presidente, Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, e Rita Girão, diretora de QVT do Sinal, participaram do evento, que contou com a presença de senadores e representações de carreiras do serviço público e da iniciativa privada. A audiência deu continuidade à agenda de discussões sobre o assunto, parte da jornada de lutas da categoria contra a PEC287/2016 programada para esta semana.

Edições Anteriores
Matéria anteriorDia Nacional de Luta: servidores protestam contra PEC287/2016 e lançam Campanha Unificada 2018
Matéria seguinteAuditoria Cidadã encaminha frentes de articulação para 2018