Edição 75 – 24/5/2016

Sinal e Sintbacen levam demandas dos servidores do BC à liderança do governo na Câmara dos Deputados


Em reunião com o líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC/SE), na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, Sinal e Sintbacen apresentaram demandas prioritárias dos servidores do Banco Central, além de assuntos que afetam a todo o conjunto do funcionalismo público. PL 4254/2015, reajuste dos celetistas ativos, modernização dos Especialistas e PLP 257/2016 pautaram o diálogo.

cd

Rita Girão, diretora de Ações Estratégicas, Sérgio Belsito, presidente regional no Rio de Janeiro, e Paulo Lino, presidente regional em São Paulo, representaram o Sindicato à mesa do encontro, que ocorreu no gabinete da liderança do governo na Casa.

Os representantes dos servidores do BC ressaltaram as dificuldades da última Campanha Salarial, que culminou num índice de reajuste insuficiente para reposição das perdas inflacionárias sofridas nos últimos anos, bem como frente às previsões para o atual exercício. Diante disso, a delegação reforçou a necessidade de que seja assegurada a aprovação do Requerimento de Urgência 4318/2016, impondo celeridade à tramitação do PL 4254/2015, matéria que versa sobre os reajustes de Especialistas e Procuradores.

André Moura afirmou que “todos” os requerimentos de urgência relativos aos projetos de lei das carreiras do serviço público serão votados, mas somente a partir da próxima semana.

Com relação à correção nas remunerações dos celetistas ativos, Sinal e Sintbacen solicitaram a interlocução da liderança para que o diálogo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) seja retomado. Está pendente a conclusão da tabela com os índices a serem aplicados nos vencimentos.

As entidades sindicais também pediram apoio à continuidade do processo de modernização da carreira de Especialista. A ideia é garantir junto ao MPOG, o mais rápido possível, a abertura do Grupo de Trabalho (GT) que tratará do assunto, fundamental para a devida valorização dos servidores do BC.

Em debate ainda o PLP 257/2016, que garante o refinanciamento de dívidas dos estados com a União, mediante condicionantes prejudiciais aos servidores públicos em todo o país. De acordo com a assessoria da liderança, o governo estuda retirar a urgência da matéria nos próximos dias para desobstruir a pauta do Legislativo e “promover nova rodada de discussão”. Durante o período, é imprescindível que a mobilização continue e seja intensificada, tanto em Brasília quanto em estados e municípios, para garantir êxito à luta que vem unificando as carreiras.

Servidores se mobilizam contra PLP 257 em São Paulo

Ainda nesta segunda-feira, 23, entidades de servidores públicos se reuniram com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) em São Paulo para debater estratégias de luta contra o PLP 257/2016. O conselheiro na seção regional paulista, Natalino Sakamuta, representou o Sinal na ocasião.

Segundo o parlamentar, o movimento das carreiras federais, estaduais e municipais precisa ser fortalecido, dada a urgência da matéria na Câmara dos Deputados.

As lideranças sindicais presentes programaram a realização de ato público contra o PLP 257, na próxima terça-feira, 31, às 11h30, na praça do Carmo, ao lado da Secretaria de Fazenda, no centro de São Paulo.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal ingressa com ação contra cobrança de cota sobre o auxílio pré-escolar de servidores do BC
Matéria seguinteRevisão do Teto