Edição 34 - 16/6/2014

SINAL MARCA FORTE PRESENÇA EM DESTACADO EVENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO INTERNACIONAL

 

 

Realizou-se, de 3 a 5 de junho de 2.014, em Porto Alegre (RS), o 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.

Coordenado por José Vieira Leite (diretor de Qualidade de Vida do Sinal), o Encontro contou, entre seus palestrantes, com Jordan Alisson Pereira (diretor de Assuntos Jurídicos do Sinal), Luis Carlos Paes de Castro (diretor de Relações Externas do Sinal) e Márcio Silva de Araujo (diretor de Comunicação do Sinal-RJ). 

Jordan apresentou a palestra O direito de Greve e a Regulamentação da Convenção 151 da OIT.

Luis Carlos apresentou a palestra Aécio, Eduardo, Dilma: o que os Principais Candidatos a Presidente do Brasil estão Propondo, em Termos de QVT, para os Servidores Públicos Brasileiros?

Márcio apresentou a palestra Flexibilização da Jornada de Trabalho, Controle Eletrônico de Ponto e Autonomia Gerencial no Banco Central do Brasil.

O Sinal parabeniza os colegas, que tão bem representaram nosso Sindicato em importante evento acadêmico-científico internacional, promovido pela International Stress Management Association, que encontra-se presente no Brasil e, ainda, em mais onze países (Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Inglaterra, Japão e Rússia).

Clique aqui para conhecer a íntegra da Programação do Encontro.


JOSÉ LEITE

“Como já disse o poeta, ‘A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte’.

“Ou seja, cada um de nós, todos nós, necessitamos – por seres humanos sermos! – de mais (mas muito mais mesmo) do que ‘tão somente’ um salário justo, que nos assegure ‘comida’, para nós e nossa ‘tribo’.

“O que seria, então, a ‘diversão’ e a ‘arte’ mencionadas pelo poeta?

 “No BCB  precisamos, cada um de nós, todos nós, de ter espaço institucionalmente estabelecido para incorporar, ao produto de nosso trabalho, nosso pensamento, nossa opinião, nosso ponto de vista tecnicamente construído.

“Assim estaremos combatendo a Opressão do Trabalho, representada, por exemplo, pela mais que autoritária demanda informal de um Chefe pela mudança da manifestação formal de um seu chefiado em um processo (ainda que isso custe ao chefiado a renúncia formal de seu parecer).     

“Em um tal contexto, a presença, como palestrantes, dos colegas Jordan, Luis Carlos e Márcio no Encontro representa um avanço extraordinário em nossa ação sindical, pois reafirma, de modo expressivo, que o Sinal e todos os demais Sindicatos têm, sim, muito a contribuir na luta pela ampliação da Qualidade Vida no Trabalho de todo e qualquer trabalhador”.


JORDAN PEREIRA

“O 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público foi um momento ímpar de troca de experiências e debates. Inserido num contexto maior, o Congresso da ISMA-BR/2014, possibilitava que os participantes transitassem entre os diversos eventos que ocorriam paralelamente.

“As apresentações contaram com excelentes debates, que exigiam dos moderadores habilidade, principalmente no controle de tempo das intervenções, o que demonstra o interesse pelo assunto.

“Dos temas que participei, entre a tarde do dia 3 e a manhã do dia 4, a apresentação do Prof. Leandro Queiroz Soares, sobre o “Combate ao Assédio Moral”, foi a mais instigante, trazendo conceitos e situações vivenciadas que podem ser facilmente identificadas em qualquer instituição. Entre os testemunhos apresentados, foram surpreendes os relatos de suicídios. Destaco nas falas dos participantes a importância do acolhimento ao assediado, que deve ocorrer paralelamente ao combate à ocorrência do assédio. Na apresentação do Sr. Alexey van der Broocke, do Sinditamaraty, foi destacado como a falta de apoio institucional e o preconceito dos colegas pode agravar a situação de assédio. O tema da flexibilização da jornada se mostrou na ordem do dia de outras instituições, algumas delas com o problema semelhante de instituição de ponto eletrônico para trabalhos puramente intelectuais.

“Foi um excelente encontro, com temas que merecem um melhor debate dentro do Banco”.


LUIS CARLOS DE CASTRO

“Ao discutir os projetos dos presidenciáveis e suas consequências para a QVT no serviço público, o papel desempenhado pelos sindicatos para a promoção da QVT, o abuso do assédio moral e a flexibilização da jornada de trabalho no serviço público, entre outros temas, o VI Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público desempenha um papel relevante, visando conquistar corações e mentes para temas fundamentais para a nossa vida enquanto profissionais e seres humanos”.



MÁRCIO ARAUJO

“A participação de representantes do Sinal em um evento como o do ISMA-BR deste ano, focado na qualidade de vida e na saúde do trabalhador, não apenas representa um avanço na discussão sindical, tirando um pouco o foco da questão salarial, como também traz para os participantes uma troca de experiências que pode ajudar na luta por melhores condições de trabalho. Para mim, foi muito gratificante a experiência e recomendo-a aos colegas, em especial aos que buscam alternativas novas para a atuação no nosso Sindicato”.

 

 

Manifestações, de qualquer natureza – críticas, sugestões etc. – serão muito bem-vindas. Caso você tenha interesse em fazê-las, por favor clique aqui.
 

 

Expediente:  
 Diagramação – Equipe Suporte do Sinal
  Edição – Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho do Sinal
  Publicação – Diretoria de Comunicação e Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho do Sinal

 

Sinal-Nacional:
 Setor Comercial Sul, Quadra 01, Bloco G – sala 401
Ed. Baracat – Cep. 70.309-900 – Brasília – DF

Tel.: (61) 3322-8208.  E-mail: nacional@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorPEC 63/2013 vai à consulta popular e Sinal cobra isonomia entre carreiras
Matéria seguinte