Edição 142 – 22/9/2016

Sinal marca presença em reunião do corpo funcional com presidente do BCB, Ilan Goldfajn


O presidente do BCB, Ilan Goldfajn, se encontrou com os servidores da Casa lotados em Brasília na manhã desta quinta-feira, 22 de setembro, em programação que faz parte da Semana de Cultura Organizacional da Autarquia. No bate-papo, Goldfajn respondeu a uma série de questionamentos, enviados pelo corpo funcional de todas as praças, que acompanhou o evento via intranet.

DSC_0174[1] (Small)

Além de aspectos gerais da economia nacional e da autonomia institucional, pautaram o diálogo dúvidas relacionadas à governança, QVT e distorções salariais. Daro Piffer, presidente nacional, Jordan Alisson, diretor de Assuntos Jurídicos, e Rita Girão, diretora de Ações Estratégicas, representaram a Diretoria Executiva Nacional do Sinal no encontro.

Questionado sobre as diferenciações remuneratórias entre carreiras de Estado, que tendem a ser consolidadas e acentuadas mediante alguns projetos em discussão no Legislativo, Goldfajn afirmou ser contrário ao que chamou de “assimetria”, que, por vezes, provoca a perda de quadros valiosos na Casa. No entanto, argumentou que aguarda o desfecho da tramitação das matérias, para “avaliar a repercussão”.

Com relação ao Realinhamento entre as carreiras da Autarquia, o presidente do BCB defendeu uma redução das diferenças salariais, mas observou que depende de “algo além” do que se pode fazer internamente. Segundo ele, seriam necessárias mudanças na legislação.

No que diz respeito ao descumprimento do acordo assinado com os Especialistas, devido ao veto à exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico, Ilan afirmou que a própria razão alegada pela Presidência da República deixou claro que há uma nova chance para investir no pleito futuramente.

A flexibilização da jornada de trabalho e o sistema de home-office também fomentaram a agenda de discussão. Goldfajn se mostrou favorável ao debate interno acerca de fatores que compreendam a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), entretanto ponderou que certas medidas precisam ser cuidadosamente estudadas de modo a contribuir para um aumento de produtividade do órgão.

Edições Anteriores
Matéria anteriorLideranças sindicais debatem desafios impostos pelo ajuste fiscal
Matéria seguinteEncerramento das Inscrições para candidatos a Delegado da 27ª AND – Lista de candidatos inscritos