Edição 45 – 16/4/2014

Sinal participa de audiência na Câmara dos Deputados sobre a campanha salarial 2014 dos servidores públicos


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) debateu ontem, 15, a campanha salarial dos servidores públicos em 2014. De acordo com o deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que propôs o debate, a pauta de reivindicações das entidades versa sobre a definição de data-base (1º de maio), a Política Salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações, o cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados.

As centrais sindicais e entidades representativas de servidores públicos prometem deflagrar greves nos próximos meses para aumentar a pressão por reajustes nos contracheques. Insatisfeitos com a política salarial do governo da presidente Dilma Rousseff, os representantes do funcionalismo reclamam que não são recebidos para negociar.

Durante audiência realizada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, na qual representava o Executivo, o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, o governo recebeu duras críticas pela postura adotada de não dialogar sobre reajustes salariais.

Durante a audiência, o presidente da Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira, acusou Mendonça de virar as costas para os pleitos dos trabalhadores. “Quando você esteve no Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), nos apoiava mais. Nossa defasagem salarial é maior que a inflação e o governo é autoritário.”

Para engrossar o coro de descontentes, o presidente do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), Cláudio Marcio Oliveira Damasceno, alertou que pontos do acordo coletivo não são cumpridos. “O governo que se diz de trabalhadores assume uma postura nefasta. Essas atitudes são inaceitáveis”, disparou. 

Edições Anteriores
Matéria anteriorEleição no Comitê Gestor e Fiscal do PASBC
Matéria seguinteGoverno diz NÃO às reivindicações da Campanha 2014 apresentadas por 32 entidades sindicais de servidores federais