Edição 526 - 25/11/2015

Quem quebrou a Paridade


Sinal-DF Informa de 25/11/2015

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/SDFI_25_11_2015_IMG_01.jpg

A iniciativa de proposta de reajuste salarial, com quebra de paridade entre ativos e aposentados partiu do governo, que apresentou às carreiras jurídicas, das quais o Procuradores do BC fazem parte, proposta de reajuste de 20,3% diferidos em 4 anos, somado à concessão de uma parcela variável somente para ativos, honorários de sucumbência no valor de R$3.000,00. As carreiras jurídicas concluíram sua consulta às bases e já assinaram o acordo com o governo nos termos oferecidos, ressaltando que buscarão, “em todos os âmbitos possíveis, a inclusão dos aposentados quanto ao direito à percepção dos honorários”.

Diante desse quadro, o governo estuda a possibilidade de oferecer proposta semelhante às outras carreiras típicas de estado, que recebem por subsídio.

Por enquanto, apenas uma hipótese. Porém, caso essa possibilidade venha a se concretizar, teremos uma difícil decisão a tomar:

a) recusar o bônus em prol da paridade, e desta forma ampliar ainda mais a diferença salarial entre Procuradores e Especialistas do Banco Central; ou
b) seguir o caminho dos Procuradores e aceitar parcela só para ativos, ressaltando que buscaremos, “em todos os âmbitos possíveis, a inclusão dos aposentados quanto ao direito à percepção dos honorários”.

Importante ressaltar que qualquer proposta apresentada pelo governo terá que ser submetida à apreciação e deliberação da categoria em Assembleia Geral Nacional, da qual podem e devem participar todos os integrantes da categoria, sejam filiados ou não, da ativa ou aposentados.

É essencial a reflexão e participação de todos no momento da decisão que se aproxima. A responsabilidade é de cada um de nós.

Girão na Sede

Parafraseando a Diretoria do BC, em seu projeto Giro pelas Regionais, a Presidente do Sinal DF, Rita Girão, esteve esta semana visitando os Departamentos do BC em Brasília, para conversar com os servidores sobre os rumos da nossa campanha salarial.

Se precisar maiores esclarecimentos, sinta-se à vontade para entrar em contato: rita@sinal.org.br; (61) 3224.3417 ou (61) 9869.2391

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional do Sinal
Seção Regional Brasília

1.512 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocatória para Reunião Ordinária do CR-DF
Matéria seguinteAcorda Brasil! Acorda Servidor do Banco Central!