Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 108 – 21/06/2018

Fonacate discute agenda das carreiras de Estado com ministro do Planejamento

Um importante canal de diálogo foi aberto nesta quarta-feira, 20 de junho. Em reunião com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Esteves Colnago, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) apresentou uma série de demandas, com vistas ao contínuo aperfeiçoamento dos serviços públicos. Jordan Pereira, presidente do Sinal, integrou a comissão de representantes do Fórum à mesa.


Porto Alegre recebe Diretoria de QVT do Sinal

Porto Alegre recebeu nesta quarta-feira, 20 de junho, mais uma etapa da interação entre a Diretoria de QVT do Sinal e os servidores do BCB, que percorre o país. Na ocasião, o corpo funcional apresentou seus mais caros pleitos em relação à rotina laboral, entre outras questões inerentes à pauta interna. Além da diretora Rita Girão, o diretor de Ações Estratégicas e presidente da seção local do Sindicato, Gustavo Diefenthaeler, também participou da condução do evento.


Data-base: em sessão extraordinária, STF deve retomar julgamento hoje, 21

Após uma agenda cheia nesta quarta-feira, 20 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) pautou para a tarde de hoje, 21, em sessão extraordinária, o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 565.089. O placar parcial contabiliza 3 votos a favor e 4 contra a matéria, que, caso aprovada, representará o reconhecimento, pela Corte Suprema, do direito à data-base dos servidores.


Edição 107 – 20/06/2018

No MPDG, Sinal reforça posicionamento sobre reestruturação da carreira

Em reunião com a equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), nesta terça-feira, 19 de junho, o Sinal reforçou seu posicionamento a respeito dos pontos que vêm sendo discutidos acerca da reestruturação da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil. Jordan Pereira, presidente, Rita Girão, diretora de QVT, e Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, participaram da agenda de diálogo, que também contou com representantes do Sintbacen.


Data-base: servidores acompanham retomada de julgamento na tarde de hoje, 20

Representações do funcionalismo que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) irão acompanhar in loco na tarde de hoje, 20 de junho, a retomada do julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 565.089 no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça-feira, 19, houve vigília em frente ao edifício-sede da Suprema Corte em favor da aprovação do pleito.


Edição 106 – 19/06/2018

QVT: no Rio de Janeiro, categoria aponta demandas prioritárias

Segue o ciclo de interlocução entre a Diretoria de QVT do Sinal e os servidores de todo o país. Nesta segunda-feira, 18 de junho, foi a vez de o corpo funcional lotado no Rio de Janeiro se encontrar com a diretora Rita Girão. Na ordem do dia, as reivindicações, preocupações e anseios em relação ao universo de trabalho do BCB. O diretor secretário, Renner Mascarenhas, e o diretor de Assuntos Jurídicos e presidente da seção local do Sindicato, Sérgio Belsito, também participaram do evento.


Ato unificado: Fonasefe cobra negociação de pauta reivindicatória

Representações sindicais que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) promovem nesta tarde ato unificado pela abertura das negociações relativas à pauta reivindicatória de 2018 das carreiras. O evento, que ocorre a partir das 14h, em frente ao bloco K do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), em Brasília, protesta contra a falta de diálogo do governo, exatamente quatro meses após a apresentação das demandas. Relembre aqui.


Edição 105 – 18/06/2018

Restruturação da carreira de Especialista pautará reunião com Planejamento nesta terça-feira, 19

O projeto de reestruturação da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil será pauta de encontro entre o Sinal e a equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) nesta terça-feira, 19 de junho. À mesa, que contará também com a participação confirmada de diretores do Sintbacen, deverá estar representante da Autarquia, conforme compromisso assumido pela diretora de Administração do órgão, Carolina Barros, na última semana. Relembre aqui, na Edição 102 do Apito Brasil. A cobertura completa você confere nas próximas edições do Apito Brasil. Acompanhe aqui pelo Portal Sinal.


Data-base: Fonasefe define agenda de mobilização no MPDG e no STF

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) programou para esta semana uma série de atividades em defesa da categoria. Amanhã, terça-feira, 19 de junho, a partir das 14h, haverá um ato em frente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), cobrando, novamente, reunião para tratar da Pauta de Reivindicações 2018, que inclui o cumprimento de acordos firmados em 2015.


Edição 104 – 15/06/2018

QVT: em Belo Horizonte, servidores criticam inércia do BC

O desprestígio que acomete a carreira de Especialista do Banco Central do Brasil foi apontado como um dos principais alvos de preocupação dos servidores lotados em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira, 14 de junho, foi a vez de a capital mineira receber a agenda de discussões com a diretora de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Sinal, Rita Girão.


“Regra de ouro” volta ao debate no Congresso; servidores podem pagar caro

Uma perigosa proposta volta à pauta no Congresso Nacional. Em janeiro deste ano, a edição 5 do Apito Brasil criticava a intenção do governo e sua base aliada de flexibilizar a “regra de ouro” das finanças públicas. O dispositivo impede que a União emita dívidas em montante superior aos seus investimentos, sendo, a não observância aos limites, passível de crime de responsabilidade. À época, a reverberação negativa e a falta de consenso no Legislativo, impediram que o assunto avançasse.


Edição 103 – 14/06/2018

Câmara derruba proposta de desmembramento do Ipea

Em sessão que aprovou a Medida Provisória (MP) 821/2018, que cria o Ministério da Segurança Pública, nesta quarta-feira, 13 de junho, deputados concordaram em retirar do texto o trecho que estabelecia o desmembramento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desta forma, a atual estrutura do órgão será mantida. A matéria agora será encaminhada ao plenário do Senado Federal.


MPDG adia encontro entre Fonacate e ministro Esteves Colnago para a próxima semana

A reunião entre o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Esteves Colnago, inicialmente agendada para hoje, 14 de junho, foi remarcada para o próximo dia 20. A edição 102 do Apito Brasil, desta quarta-feira, 13, informou que, durante assembleia geral, na terça-feira, 12, entidades que integram o Fonacate se prepararam, visando o encontro com Colnago.


Edição 102 – 13/06/2018

Sinal discute demandas dos servidores com Dirad

O Sinal se reuniu com a nova diretora de Administração (Dirad) do BCB, Carolina Barros, na manhã desta terça-feira, 12 de junho, em Brasília, com o objetivo de dar andamento a uma série de demandas da pauta da categoria. Jordan Pereira, presidente, Rita Girão, diretora de QVT, Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, e Gustavo Diefenthaeler, diretor de Ações Estratégicas do Sindicato, participaram do encontro. Representantes do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) e da Comunicação da Autarquia também estiveram presentes.


Fonacate se prepara para encontro com ministro do Planejamento e manifesta apoio a servidores do Ipea

Em assembleia geral nesta terça-feira, 12 de junho, as afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) discutiram sobre a reunião com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, marcada para esta quinta-feira, 14. A pauta concentra-se no contínuo aprimoramento do serviço público no Brasil, com destaque para a regulamentação do artigo 247 da Constituição Federal, que trata das carreiras exclusivas de Estado, e da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O presidente do Sinal, Jordan Pereira, será um dos quatro dirigentes que representarão o Fórum na reunião.


Edição 101 – 12/06/2018

Data-base: STF deve retomar julgamento no próximo dia 20

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o próximo dia 20 de junho a continuidade da análise do Recurso Extraordinário (RE) 565.089, impetrado por servidores do estado de São Paulo, que reivindica do governo uma indenização, dada a ausência de “encaminhamento de projeto de lei de reajuste anual dos vencimentos” da categoria.


Edição 100 – 11/06/2018

Sinal impetra Mandado de Segurança por informações e maior prazo para migração do servidor ao RPC

O Sinal, como substituto processual, impetrou na Justiça Federal do Distrito Federal (DF), na última sexta-feira, 8 de junho, Mandado de Segurança Coletivo com Pedido Liminar, em face do Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) do Banco Central do Brasil (BCB), Marcelo Cota, e do Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Augusto Chiba, requerendo que se expeçam, com urgência, certidões contendo o valor do Benefício Especial a que os servidores do BCB, ingressos anteriormente a fevereiro de 2013, teriam direito, na data de sua emissão, em caso de opção pelo Regime de Previdência Complementar (RPC), bem como a memória de cálculo desse valor.


Edição 99 – 08/06/2018

QVT: Rita Girão se reúne com servidores em Recife

Dando sequência à agenda de interlocução em todo o país, a diretora de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Sinal, Rita Girão, se reuniu com servidores do Banco Central do Brasil lotados em Recife, nesta quinta-feira, 7 de junho. Em discussão, uma série de demandas internas da categoria. O ciclo de encontros tem a finalidade de levar esclarecimentos acerca das tratativas do Sindicato junto às instâncias competentes, também de amplificar a voz do corpo funcional e pautar a atuação nas mais variadas frentes apontadas.


Substituição na Direx do Sinal: Eduardo Stalin assume pasta de Estudos Técnicos

Em reunião nesta quinta-feira, 7 de junho, o Conselho Nacional do Sinal definiu o nome do conselheiro regional de São Paulo, Eduardo Stalin, para ocupar, temporariamente, a Diretoria de Estudos Técnicos do Sindicato.


<< Anterior | 1234567891011 | Próxima >>