Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 47 - 21/3/2019

Sinal participa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência


Representantes do Conselho Nacional do Sinal participaram nesta quarta-feira, 20 de março, da atividade de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, na Câmara dos Deputados. O movimento congrega dezenas de entidades da sociedade civil, sob a premissa de assegurar garantias sociais e a preservação de um sistema de Seguridade justo e solidário, com foco, neste momento, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC6/2019), que estabelece a reforma previdenciária.

Em seu discurso na abertura do evento, o senador Paulo Paim (PT/RS), um dos coordenadores da Frente, destacou que a manutenção da unidade nos próximos meses será vital para o êxito da mobilização. Em relação à agenda de ajuste proposta, observou que o governo deveria combater as grandes fontes de escoamento de recursos públicos, aperfeiçoando, por exemplo, os mecanismos de gestão, de fiscalização, de combate à sonegação e à corrupção.

Para o diretor de Estudos Técnicos do Sinal, Daro Piffer, o momento requer vigilância e um trabalho diuturno. "Temos que lutar contra qualquer tentativa de retrocesso. Não podemos admitir o fim da Seguridade Social", alertou.


Além dos discursos políticos, a programação contou também com palestras de especialistas das áreas jurídica e econômica, em relação aos termos e riscos da PEC6/2019.

O mestre em economia...


Edição 46 - 20/3/2019

Eleições Sinal 2019: veja as candidaturas

Terminou nesta terça-feira, 19 de março, o prazo para as inscrições de chapas aos Conselhos Regionais e candidaturas aos Conselhos Fiscais, para as eleições 2019 do Sinal.

Veja a relação completa por regional...


Edição 45 - 20/3/2019

Previdência: Frente Parlamentar Mista promove evento de lançamento hoje, 20

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social convida a todos para o seu relançamento, que ocorre hoje, 20 de abril, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Representantes do Conselho Nacional do Sinal, que também integra o movimento, acompanharão a atividade, que contará com palestras de especialistas das áreas jurídica, econômica e política. A Frente tem por objetivo acompanhar os debates no Legislativo e promover mobilizações em prol de direitos e garantias sociais no que se refere à Previdência. Com atuação destacada no Parlamento, o movimento terá papel fundamental na luta contra os aspectos nocivos da Proposta


AGN: está aberta votação eletrônica da pauta reivindicatória; participe

Está aberta a Assembleia Geral Nacional (AGN), que definirá a pauta reivindicatória dos servidores do BCB. A votação eletrônica ocorrerá até as 18h do próximo dia 31. As questões a serem apreciadas estão agrupadas em três eixos: “Carreira e Remuneração”, “Condições de Trabalho” e “Saúde”. A votação eletrônica conclui o processo democrático da Assembleia Nacional Deliberativa (AND), dando respaldo à atuação do Sinal em defesa das demandas da categoria. Como votar Para acessar, filiados utilizarão login e senha já existentes. Os não filiados devem inserir o número da matrícula e clicar em “Esqueceu a Senha” para, então, criarem uma chave de acesso.


Edição 44 - 19/3/2019

AGN: está aberta votação eletrônica da pauta reivindicatória; participe

Está aberta a Assembleia Geral Nacional (AGN), que definirá a pauta reivindicatória dos servidores do BCB. A votação eletrônica ocorrerá até as 18h do próximo dia 31. A partir de hoje, servidores em diferentes praças se reúnem para debater os eixos da pauta, subdividida em “Carreira e Remuneração”, “Condições de Trabalho” e “Saúde”. Para informações sobre local e horário, consulte sua representação regional. A votação eletrônica conclui o processo democrático da Assembleia Nacional Deliberativa (AND), dando respaldo à atuação do Sinal em defesa das demandas da categoria. Vote agora Para acessar, filiados utilizarão login e senha já existentes. Os não


Edição 43 - 18/3/2019

AGN: votação eletrônica começa nesta terça-feira, 19

Começa às 9h desta terça-feira, 19 de março, e vai até o próximo dia 31, a Assembleia Geral Nacional (AGN) que definirá, por meio de votação eletrônica, a pauta reivindicatória dos servidores do Banco Central do Brasil. Os itens a serem deliberados por toda a categoria, filiados ou não, são frutos dos debates da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND). O resultado da AGN direcionará a atuação do Sinal em defesa das demandas do corpo funcional, no que se refere a “Carreira e Remuneração”, “Condições de Trabalho” e “Saúde”. Dando início ao processo, servidores se reunirão para discutir pontos da pauta.


Eleições Sinal: definida Comissão Eleitoral Nacional; inscrições de candidaturas terminam nesta terça-feira, 19

Cumprindo o cronograma das eleições 2019 do Sinal, foram definidos, na última semana, os membros da Comissão Eleitoral Nacional que acompanhará o pleito. O filiado Haroldo José Bhering, do Rio de Janeiro, presidirá a Comissão, que contará também com Cláudio de Oliveira Lacerda, de Belo Horizonte, e Ilder Fiorentino, de São Paulo. Vale lembrar que termina às 18h desta terça-feira, 19 de março, o prazo para inscrições das chapas que concorrerão aos Conselhos Regionais e candidaturas aos Conselhos Fiscais. As chapas para os Conselhos Regionais deverão ser constituídas por, no mínimo, 5 (cinco) membros titulares e membros suplentes cujo número


Edição 42 - 15/3/2019

AGN definirá pauta reivindicatória da categoria

De 19 a 31 de março estará em curso a Assembleia Geral Nacional (AGN), que definirá a pauta reivindicatória do corpo funcional do BCB para o próximo período. A votação das diretrizes, que será realizada por meio eletrônico, é aberta a todos os servidores, filiados ou não. Como ato inicial da AGN, os servidores se reunirão na próxima terça-feira, 19, para discutir aspectos da pauta. Para informações sobre local e horário, consulte sua representação regional. Veja aqui o edital de convocação. Os itens, subdivididos em “Carreira e Remuneração”, “Condições de Trabalho” e “Saúde” são frutos dos debates da 28ª Assembleia


Edição 41 - 14/3/2019

Previdência: categoria se mobiliza no Parlamento

Cresce a mobilização das instâncias de enfrentamento à retirada de direitos prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que dispõe sobre a reforma previdenciária. Nesta quarta-feira, 13 de março, sindicatos, associações, centrais e movimentos sociais atenderam ao chamado da liderança da Minoria na Câmara dos Deputados para discutir estratégias de luta contra eventuais retrocessos.

O diretor de Relações Externas, Epitácio Ribeiro, e a diretora de QVT do Sinal, Rita Girão, acompanharam a atividade. A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Líder da Minoria, dirigiu os trabalhos, que contaram também com a participação de diversos parlamentares de outras siglas.

Os discursos dos parlamentares convergiram no sentido de que é necessário levar o esclarecimento amplo sobre os riscos da matéria e mobilizar a sociedade como um todo.

Organização sindical

Durante o encontro...


Em reunião com governo, Fonacate critica MP873/2019

O secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), Wagner Lenhart, do Ministério da Economia, recebeu representantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na tarde desta quarta-feira, 13 de março, para tratar de pautas de interesse do funcionalismo, como a Medida Provisória (MP) 873/2019.

À mesa, o Fonacate reportou o histórico de diálogos mantido com o governo em pautas ligadas ao aperfeiçoamento da máquina pública. Abordou também a necessidade de regulamentação do artigo 247 da Constituição, que trata das carreiras exclusivas de Estado.

Em relação à MP873/2019, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, questionou: “Qual a intenção em editar uma medida como a MP 873?...


Edição 40 - 13/3/2019

Reforma da Previdência: Fonacate discute estratégias de atuação

Em assembleia nesta terça-feira, 12 de março, as entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) deram continuidade aos diálogos sobre as estratégias de atuação frente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que dispõe sobre a reforma previdenciária. O diretor de Relações Externas, Epitácio Ribeiro, representou o Sinal na reunião.

As ações de mídia e as emendas a serem apresentadas à PEC estiveram no centro da pauta. O Fórum irá veicular peças publicitárias na TV e nas redes sociais, alertando a sociedade sobre os riscos de uma eventual aprovação da matéria sob os atuais termos.  A equipe responsável por preparar as emendas, que conta com o presidente do Sinal, Jordan Pereira, se reuniu na manhã de hoje, 13, para avançar na construção das sugestões de mudanças ao texto.


A especialista em direito previdenciário, Thaís Riedel, que esteve presente no encontro desta terça, elencou uma série de fragilidades técnicas da Proposta. A suposta caçada a privilégios...


Eleições Sinal: segue aberto prazo para candidaturas

Segue aberto, até as 18h do dia 19 de março, o prazo para inscrições de chapas que concorrerão aos Conselhos Regionais e de candidatos aos Conselhos Fiscais Regionais nas eleições do Sinal. As chapas para os Conselhos Regionais deverão ser constituídas por, no mínimo, 5 (cinco) membros titulares e membros suplentes cujo número não excederá o total de titulares. Já as candidaturas ao Conselho Fiscal Regional, que é formado por 3 (três) membros titulares e até 3 suplentes, são individuais. A votação ocorrerá em 11 de abril. Participe deste processo. Veja o cronograma eleitoral completo.  


Edição 39 - 11/3/2019

MP 873/2019: Governo busca inviabilizar a organização sindical às vésperas da discussão da reforma da Previdência

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), instância representativa de mais de duzentos mil servidores públicos, que desempenham atribuições imprescindíveis ao Estado brasileiro e do qual o Sinal faz parte, repudia de forma veemente a edição, pelo governo federal, no último dia 1º de março, da Medida Provisória (MP) nº 873/2019, que busca, unicamente, inviabilizar a organização sindical, às vésperas do início da discussão no Congresso Nacional da Reforma Previdenciária. A MP873/19 modifica a Lei 8112/1990, tornando obrigatória a emissão de boleto bancário para a cobrança da contribuição dos filiados às entidades sindicais, impondo burocracias desnecessárias e


Edição 38 - 8/3/2019

<< Anterior | 1234567891011 | Próxima >>