Índice de atividade do BC alimenta otimismo

    IBC-BR REGISTRA ALTA DE 0,41% EM JULHO, ACIMA DAS PROJEÇÕES DO MERCADO
    Autor: GABRIELA VALENTE valente@bsb.oglobo.com.br

    -BRASÍLIA- A economia brasileira cresceu pelo segundo mês consecutivo, e em uma velocidade acima do previsto. Nas contas do Banco Central, a atividade registrou expansão de 0,41% em julho, frente ao mês anterior. O índice criado pela autarquia, o IBC-Br, superou as expectativas dos analistas do mercado financeiro, em torno de 0,2%. Em comparação ao mesmo mês de 2016, o crescimento foi de 1,41%. Segundo fontes do governo, os dados reforçam a ideia de que o Brasil pode surpreender e crescer perto de 1% este ano. Nem mesmo a nova denúncia contra o presidente Michel Temer, apresentada ontem pela Procuradoria-Geral da República (PGR), deve frear essa retomada.

    – A economia já se desligou disso. Acho que essa denúncia vai descer pelo ralo – afirmou um ministro, sob a condição de anonimato.

    Na equipe econômica, os dados mais recentes, particularmente os do segundo trimestre, surpreenderam de tal forma que o otimismo ganhou espaço. A produção industrial, por exemplo, avançou 0,8% em julho (frente ao mês anterior). Espera-se uma aceleração ainda maior daqui para frente, o que consolidaria a retomada do crescimento econômico.

    – A recuperação está chegando – disse um técnico.

    O IBC-Br também surpreendeu o mercado financeiro, e os economistas começam a revisar suas projeções. Estas atualmente estão em 0,6%, segundo o boletim Focus, que reúne as previsões de analistas de mercado.

    ‘Os recentes dados nos dão confiança de que, após uma recessão de 11 trimestres, a economia atingiu um ponto de inflexão durante o 1º trimestre de 2017. Agora, crescem os sinais de uma recuperação cíclica, apoiada pelo forte declínio da inflação (que apoiou o crescimento dos salários reais) reafirmando os fluxos de crédito para os indivíduos, aumentando a confiança dos consumidores e a criação de emprego formal ainda incipiente’, escreveu o economista-chefe do Goldman Sachs para a América Latina, Alberto Ramos.

    ‘O resultado positivo do indicador em julho reforça nossa expectativa de um ligeiro crescimento do PIB neste terceiro trimestre. Esperamos ainda uma aceleração da atividade econômica no quarto trimestre consistente com nossa projeção de uma expansão de 0,7% do PIB neste ano’, informou a equipe do Bradesco em comunicado.

    Fonte: O Globo

    Matéria anteriorPDV deve ter adesão de 6 mil servidores
    Matéria seguinteGoverno abre mão de R$ 283 bi em incentivos fiscais no Orçamento de 2018