Ampla defesa
Sinal-DF Informa de 27/09/2017
A vida é caixinha de surpresas. Mas a vida no Banco Central, principalmente nas últimas semanas, tem se tornado mais surpreendente ainda.
Estamos vivendo um período de grande tensão em nossa autarquia, em grande parte devido ao tratamento desigual dado pelos dirigentes desta casa às carreiras que compõe seus quadros.
Há um movimento em curso de servidores que não conseguem mais se calar ante ao descaso com o corpo funcional altamente qualificado e reconhecidamente dedicado do Banco Central.
Nesse contexto, alguns demonstram ser mais sensíveis a críticas, alegando constrangimento e sofrimento emocional simplesmente por terem que lidar com o contraditório. Ressaltamos, mais uma vez, com extremismos não representam o movimento pacifico e justificado que ora ocorre.
Por outro lado, causa espécie a informação que é reportada ao sindicato de que colegas que se manifestaram pacificamente estariam sendo “questionados” por sua participação. Dá-se conta de filmagens sendo utilizadas para “enquadrar” colegas. Há a ocorrência do bullying corporativo, de conversas do tipo “o chefe disse pra ter cuidado, pode ter que tomar uma atitude…”.
Dessa forma, seguem alguns conselhos para garantir a ampla defesa:
1. Se um chefe ou colega tentar alguma estratégia de intimidação, peça a presença de outro colega para testemunhar o fato.
2. Peça que eventuais manifestações de agrado ou desagrado sejam feitas por e-mail para segurança de ambas as partes da conversa, para evitar mal entendidos.
3. Se for convocado para uma conversa privada que tome rumos de caráter intimidatório, peça licença para gravar.
4. Para a defesa dos servidores temos nacionalmente o Sinal (sinal@sina.org.br) e, em Brasília, o Sinal DF (sinaldf@sinal.org.br).
5. No Banco para garantir a ampla defesa e o contraditório. O Depes, que possui a central de atendimento “Direto ao Ponto (diretoaoponto@bcb.gov.br); a Ouvidoria (ouvidoria@bcb.gov.br); e a Coger (coger@bcb.gov.br).
6. Lembre-se de que nossa luta é coletiva, e nossa força está na união. Ninguém será deixado desamparado e procurar ajuda pode resolver o problema pontual e deixar o exemplo para evitar dissabores posteriores.
Queremos acreditar que os relatos se devam a atitudes pontuais, de gestores pouco preparados para lidar com insatisfação, e ocorridas no calor do momento. Por outro lado, o Sinal já entrou em contato com o Deseg para solicitar as imagens gravadas nos horários das manifestações das últimas duas semanas, bem como deixou os escritórios de advocacia de prontidão para agir em caso de necessidade.
Filie-se ao Sinal, juntos somos mais fortes.
Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília
1.471 filiados em Brasília