Acordo final sobre planos econômicos deve ser anunciado hoje

    Governo, bancos e poupadores tiveram mais uma rodada de negociações para acertar os detalhes do pagamento de alegadas perdas com os planos econômicos dos anos 1980 e 1990. Segundo apurou o Valor, o plano deve ser formalmente apresentado nesta terça-feira durante a tarde. A previsão inicial era de divulgação ontem.

    Estiveram novamente reunidos a ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Isaac Sidney Ferreira, o procurador-geral do BC, Cristiano Cozer, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, e representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo).

    Nos últimos dias ocorreram reuniões para acertar detalhes sobre o parcelamento dos pagamentos e possíveis taxas de descontos sobre os valores, que vão variar conforme cada plano (Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2).

    Uma das definições envolve a adesão de ações individuais aos acordos coletivos. A avaliação é a de que isso não alteraria de forma substancial o valor total a ser desembolsado, que supera os R$ 10 bilhões. Segundo informou o Valor, das cerca de 1 milhão de ações individuais, por volta de 11% dessas ações individuais são indicativas de serem fraudulentas, sem comprovação de depósitos e não serão pagas. Já das pouco mais de 300 ações civis públicas, apenas 30 ainda não prescreveram e os poupadores poderão aderir ao plano.

    Fonte: VALOR ECONÔMICO

    Matéria anteriorAta do Copom deve sinalizar cautela em próximos passos
    Matéria seguinteNova lei de falências ‘empodera’ bancos