Pesquisa do BC mostra que brasileiro não poupa

    Autor: Álvaro Campos

    Uma pesquisa divulgada pelo Banco Central (BC), feita em parceria com a Serasa Experian e o Ibope, mostra que o brasileiro não tem o hábito de poupar e não se planeja financeiramente.

    Apresentado em sua newsletter “Conexão Real”, o levantamento aponta que, embora 64% dos brasileiros afirmem pagar suas contas em dia, 56% dos entrevistados assumiram não fazer orçamento doméstico ou familiar, além de 69% não ter poupado nenhuma parte da renda recebida nos últimos 12 meses.

    “Poucos têm o hábito de poupar, e os que poupam guardam apenas pequena parte da renda. A falta de hábito de Poupança atinge todas as faixas etárias, principalmente nas faixas de renda inferiores, resultando em baixa capacidade de arcar com despesas imprevistas”, diz a newsletter.

    Embora 72% terem dito pensar com cuidado se poderão pagar uma compra, 50% sentiram que, alguma vez nos últimos 12 meses, as despesas foram maiores que a renda. Dos 31% que pouparam parte da renda, mais da metade guardou menos do que 10%; 30% pouparam entre 11% e 20% da renda; 12%, entre 21% e 30% dos vencimentos; e apenas 5% afirmaram ter poupado mais de 31% do dinheiro recebido nos últimos 12 meses.

    Os participantes responderam ainda perguntas para mensurar o conhecimento sobre educação financeira. Apesar do histórico de inflação do país, o tema inflação foi um dos que apresentaram o menor percentual de acerto. Apenas 27% das respostas em relação a esse tema estavam corretas. O maior grau de precisão das respostas foi para questões relacionadas a orçamento familiar (190%), direito do consumidor (92%) e Juros no cartão (92%).

    O diretor de relacionamento institucional e cidadania do BC, Isaac Sidney, diz que os prestadores de serviços deveriam ajudar os clientes a se planejarem. “Um banco que não se preocupa em conscientizar o cliente hoje, quanto às oportunidades e riscos do negócio, está fadado a lidar com um potencial inadimplente amanhã.”

    O relatório, analisado na 5ª edição da Série Cidadania Financeira, avalia os resultados de pesquisa aplicada em 2015 em conjunto com a Serasa Experian e o Ibope. Foram avaliados o conhecimento, a atitude e o comportamento de 2.002 brasileiros com mais de 16 anos, de todas as regiões do país.

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorInvestidor de varejo aposta em alta de bitcoin e fundo hedge, em queda
    Matéria seguinteTemer oferece R$ 10 bi em obras em troca de aprovação da reforma