Trabalhadores farão reunião nesta terça-feira (26) para decidir rumos da ação
Por Rodrigo Mozelli, editado por Bruno Capozzi | 25/09/2023
Servidores do Banco Central (BC) irão se reunir em assembleia nesta terça-feira (26) para decidir pela intensificação da operação-padrão iniciada em julho e que vem gerando lentidão e paralisações parciais nos serviços do órgão, conforme a Folha de S.Paulo.
O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) indica que a nova fase da mobilização deve interferir no desenvolvimento e implementação de Drex, Pix parcelado e de outras modalidades.
Reclamações do sindicato e servidores
Entre as reclamações, os servidores alegam:
- “Falta de compromisso do governo em negociar com o sindicato”;
- Recusa do Ministério da Gestão e Inovação para propor data para a apresentação de contraproposta durante as negociações;
- Reivindicação de reestruturação de carreira;
- Criação de bônus de produtividade nos termos da gratificação recém-regulamentada a auditores fiscais da Receia Federal.
Consequências da operação-padrão
- A ANBCB (Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil) informou que a operação-padrão:
- Já atingiu mais de 23 departamentos do BC;
- Possui adesão de 71% dos servidores da instituição;
- Somou mais de 150 atrasos, suspensões ou cancelamentos de atividades e projetos.
Pix fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade em diversos bancos
Quem precisou fazer Pix nesta segunda-feira (25) enfrentou mensagens de erro e instabilidade. É o que mostram sites de monitoramento e postagens em redes sociais.
Segundo os relatos, o problema não se concentrou em apenas uma instituição financeira. Há reclamações de pessoas com conta no Itaú, Bradesco, Santander e Nubank, por exemplo.
No Google Trends, plataforma que monitora as buscas do Google, pesquisas envolvendo “pix fora do ar” e “problema no mix” aumentaram significativamente a partir do meio-dia.