Pela Sanção integral do PLC 36/2016
Sinal-DF Informa de 20/07/2016
O Conselho Regional do Sinal-DF esteve reunido na tarde de ontem com os dirigentes do SintBacen. O principal assunto tratado foi a preocupação quanto ao risco de que o PLC 36/2016, não seja sancionado em sua integralidade.
A grande preocupação comum é o fato de que, de acordo com o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), foi feito um acordo das lideranças com o governo para que os projetos fossem aprovados na forma como vieram da Câmara dos Deputados e que, posteriormente, o presidente interino Temer vete os dispositivos que foram questionados pelos parlamentares, dentre eles o que altera o cargo de técnico do Banco Central para nível superior.
Entretanto, entendemos se tratar de uma reivindicação antiga de nossa carreira, item da pauta aprovada em AGN e negociada duramente com o governo em número desgastante de reuniões, razão pela qual reiteramos que esta seção regional do Sinal, defende a aprovação do projeto de lei na forma como foi deliberada pela categoria e acordada com o governo. Não podemos aceitar que este mude, por meio de veto, o que há mais de uma década vem sendo amplamente discutido, foi votado pela categoria, aprovado em Assembléia Nacional, negociado exaustivamente com o governo e finalmente acordado.
Entendemos que esta não é uma questão só dos técnicos. Demandas tão discutidas nesta campanha, como a redefinição dos cargos, passam necessariamente pela valorização do cargo de técnico, que deve passar a ter o nível superior como requisito de ingresso. Caminho já percorrido pelos servidores da Receita e de outros órgãos (https://portal.sinal.org.br/publicacoes/renomear-os-cargos-da-carreira-de-especialista-do-banco-central/).
Além disso, faz-se necessário relembrar a todos que o nível médio dos técnicos já foi, inclusive, usado como argumento por parte do governo para negar aumento mais significativo para a carreira de especialista, que nos equipararia aos nossos pares da Receita.
Assim sendo, o Sinal-DF conclama seus filiados a participarem da assembleia do SintBacen que será realizada às 15h30 no segundo subsolo e mostrarem que estamos unidos na exigência do cumprimento integral do acordo salarial firmado em dezembro de 2015.
Filie-se ao Sinal, juntos somos mais fortes!
Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília
1.482 filiados em Brasília