AGU vai pedir afastamento de relator das contas de Dilma

    Advocacia Geral da União (AGU) vai pedir o afastamento do relator do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, do processo que julga as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014. O pedido se deve a declarações feitas pelo ministro sobre a tendência de rejeição das contas e tem potencial para adiar o julgamento, programado para quarta-feira, dia 7. 

    O requerimento será apresentado hoje ao presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, e encaminhado ao corregedor-geral. A palavra final é do plenário da Corte. 

    Preocupada com o julgamento, Dilma adiou visita de Estado que faria à Colômbia nesta segunda-feira. Ontem, ela escalou três ministros – José Eduardo Cardozo, da Justiça, Luís Inácio Adams, da Advocacia Geral da União, e Nelson Barbosa, do Planejamento -, para reafirmar, em entrevista, as justificativas do Executivo sobre as “pedaladas fiscais”, manobras pelas quais o governo utilizava recursos dos bancos públicos para quitar obrigações do Tesouro Nacional. 

    Os ministros negam a intenção de postergar a análise das contas. Mas o adiamento daria fôlego político a Dilma, num momento em que ela tenta respirar após a reforma ministerial.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorComissão Estratégica apresenta ao Sinal relato de reunião com o MP
    Matéria seguinteServidores: sem reajuste há 9 anos, perdas já chegam a 50%