Analistas revisam PIB de 0,48% para 0,33%

    Pela 16ª semana consecutiva, analistas do mercado financeiro reduziram suas expectativas para o crescimento da economia neste ano, de acordo com o boletim Focus, do Banco CENTRAL, que apura estimativas entre cerca de cem instituições. A mediana das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 0,48% para 0,33%. Há um mês estava em 0,79%.

    As revisões se intensificaram após o resultado do PIB do segundo trimestre ter indicado uma recessão técnica no país, e vão na contramão do que mostrou recentemente o IBC-Br, indicador de atividade econômica do Banco CENTRAL. O IBC-Br apontou uma alta na atividade de 1,5% em julho deste ano em relação a junho.

    Sobre 2015, depois de ficar estável em 1,10% na semana passada, a mediana das estimativas para o crescimento caiu para 1,04%.

    Não houve alteração nas projeções dos analistas para a produção industrial deste ano (queda de 1,98%) e do próximo (alta de 1,50%). Também ficaram como estavam as estimativas para a inflação medida pelo IPCA neste e no próximo ano. Em ambas, a mediana ficou em 6,29%. Já as expectativas para a inflação medida pelos Índices Gerais de Preços (IGPs) caíram. A mediana para o IGP-M recuou de 3,81% para 3,67% neste ano. A do IGP-DI recuou de 3,80% para 3,77%.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorMantega faz tentativa de se manter no jogo
    Matéria seguinteBC aperta fiscalização no câmbio