Aplicativo do BC permite interação com autoridade

    Alex Ribeiro | De Vitória

    Banco Central (BC) lançou um novo aplicativo para celulares pelo qual os cidadãos poderão interagir com a autoridade monetária e receber informações, inclusive as atas e comunicados do Comitê de Política Monetária (Copom).

    “O BC tem enorme satisfação de lançar aqui um aplicativo, BC mais perto, que vai estar no telefone de todos vocês”, disse o presidente da instituição, Ilan Goldfajn. Segundo ele, o aplicativo permitirá aos cidadãos “dialogar com o BC, fazer demandas, queixas e comentários” e acessar informações do Copom.

    Ilan discursou na manhã de ontem na abertura do Fórum de Cidadania Financeira, em Vitória (ES). Seu pronunciamento limitou-se aos temas do encontro, sem tratar de política monetária e cambial. O presidente do BC fez um balanço de medidas microeconômicas recentes adotadas pela instituição para ampliar a cidadania financeira, reduzir o custo do crédito e ampliar a eficiência do sistema financeiro e destacou a importância de debater a digitalização na cidadania financeira.

    “Se queremos garantir um sistema financeiro cada vez mais sólido e eficiente, é crucial entender os impactos da digitalização na cidadania financeira”, disse.

    Para o diretor de política econômica do BC, Carlos Viana de Carvalho, a educação financeira contribui para reduzir o custo de crédito e a taxa de Juros estrutural da economia. “Mais Poupança, ou uma propensão maior a poupar, tende a reduzir a taxa de Juros estrutural e de equilíbrio da economia.” Segundo ele, a educação financeira também reduz o custo dos empréstimos porque evita o excesso de endividamento e o risco de inadimplência, um dos principais componentes do spread bancário.

    Fonte: Valor Econômico

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