Por Fabio Graner | De Brasília
Avaliações internas na área econômica do governo consideram que o país conseguiu pelo menos atenuar o humor negativo da agência de risco Standard & Poor’s nas reuniões que seus analistas tiveram com representantes do governo brasileiro nos últimos dias em Brasília, disse uma fonte ao Valor. A leitura é que a S&P chegou no Brasil disposta a dar mais um rebaixamento na nota brasileira, que perdeu o grau de investimento em 2015, e que esse clima parece ter ficado um pouco melhor.
A fonte não se arrisca a dizer que a instituição não fará outro movimento negativo para o país, mas pondera que os técnicos da equipe econômica e o ministro Henrique Meirelles foram bastante detalhistas sobre a situação das contas públicas. Explicaram que, apesar da crise política, o governo conseguiu aprovar medidas, entre elas a reforma das leis trabalhistas.
Nas reuniões também foram discutidos os desafios para o cumprimento da meta fiscal deste ano e as medidas que o governo tem tomado para viabilizar o alcance desse objetivo. Com base nisso, a fonte teve uma percepção de que a S&P pode ao menos demorar um pouco mais para fazer qualquer movimento sobre o a nota de crédito do país.
Mas vale lembrar que a S&P foi a primeira agência a tirar o grau de investimento do Brasil e costuma olhar com preocupação não só a questão fiscal, mas também em relação ao crescimento econômico, cujo cenário ainda não é muito otimista.
Fonte: VALOR ECONÔMICO