Bancos reduzem PIB

    da redação

    Dois bancos globais reduziram ontem a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano: o suíço Credit Suisse e o norte-americano JP Morgan. Saindo respectivamente de 2% e 2,1%, ambos passaram a apostar em 1,5%.

    A alteração do Credit Suisse coincide com a que o banco fez em junho de 2012. Na época, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reagiu mal à mudança da projeção de 2% para 1,5%. “É uma piada. Vai ser muito mais do que isso”, disse. O governo, na época, contava com alta de 4%. Mas o resultado demonstrou que até mesmo o banco suíço havia sido otimista: o PIB brasileiro avançou apenas 0,9% em 2012.

    Previsão
    Para este ano, a previsão média do mercado está em 1,91% de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central (BC). O indicador, divulgado na segunda, ficou inalterado em relação à semana passada. Mas o próximo deverá vir com queda, afirmou o economista-chefe da INVX Global Partners, Eduardo Velho. Segundo ele, a queda de 3,5% da produção industrial de dezembro, relatada na terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deverá impactar as expectativas.

    » Bolsa e dólar 
    em queda

    O fluxo cambial ficou positivo em janeiro, informação que fez ontem o dólar recuar 0,63%, para R$ 2,40. Na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&Fbovespa) houve queda de 0,72% em meio ao pessimismo do mercado. A ação ordinária da Petrobras, cujo balanço foi adiado, caiu 2,33%. Além do corte na projeção para o PIB brasileiro, o economista-chefe da INVX Global Partners, Eduardo Velho, chamou atenção para outra notícia ruim: a baixa criação de empregos nos Estados Unidos. As bolsas norte-americanas também tiveram queda. O Dow Jones recuou 0,03% e a Nasdaq, 0,50%. 

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorTensão no Planalto
    Matéria seguinteSupersalários estão de volta