BC ainda defende postura “vigilante” na batalha contra a inflação

    O Comitê de política monetária (Copom) não mudou a sua mensagem de política monetária, que continua exatamente a mesma de 50 dias atrás, apesar das especulações criadas pelo conteúdo de seu último comunicado, divulgado anteontem. O Valor apurou que o Banco CENTRAL entende ser necessário seguir vigilante para minimizar riscos de que os níveis elevados de inflação persistam no horizonte relevante de sua política de juros.

    Na quarta-feira, o Copom repetiu a íntegra do comunicado da sua reunião anterior, de 28 de maio. Avaliando a evolução do cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, manter a taxa Selic em 11,00% a.a., sem viés.

    A aposta que se formou no mercado financeiro é que essas mesmas palavras, agora, tenham assumido um significado completamente diferente. Ou seja, em vez de o Banco CENTRAL se manter vigilante com a inflação, retomando a alta de juros caso se mostre necessário, a autoridade monetária estaria disposta a baixar a taxa básica já em setembro, devido a preocupações com a fraca atividade econômica.

    Na reunião anterior, em 28 de maio, a explicação colhida pelo Valor para o comunicado é que o Banco CENTRAL não havia jogado a toalha na sua batalha de combater a inflação e que continuaria alerta. Essa mensagem de 50 dias atrás permanece válida agora. Desta forma, embora a sua sinalização seja de que manterá a taxa básica em 11% ao ano pelo tempo necessário para fazer a inflação entrar numa tendência de convergência para o centro da meta no horizonte relevante da política monetária, o BC pode voltar a subir os juros caso seja necessário.

    O IBC-Br, divulgado ontem pelo próprio Banco CENTRAL, mostrou que houve uma contração de 0,18% no Produto Interno Bruto (PIB) em maio. A despeito de sinais como esse de debilidade da economia, a realidade é que, até o momento, a evolução da inflação não está tranquila.

    Os índices de preços acumulados em 12 meses seguem altos, contribuindo para a resistência da inflação. Há uma expectativa de que a abertura do hiato do produto vá contribuir para arrefecer as pressões inflacionárias, mas o ajuste de dois preços relativos na economia (câmbio e tarifas) cria um ambiente desafiador para a coordenação das expectativas.

    Já faz algumas semanas que existe a aposta, no mercado, de que o Banco CENTRAL poderá vir a baixar os juros. Essa convicção que se forma, porém, não se baseia no que a autoridade monetária sinalizou – na verdade, ela ocorre a despeito das indicações.

    Ao divulgar o relatório de inflação de junho, o diretor de política econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, descreveu assim a diretriz de política monetária: Em momentos como o atual, a política monetária deve se manter vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação, como o observado nos últimos 12 meses, persistam no horizonte relevante para a política monetária.

    O presidente do Banco CENTRALALEXANDRE TOMBINI, renovou a mensagem numa entrevista para um órgão interno da instituição: Em momentos como o atual, onde a inflação acumulada em 12 meses ainda mostra resistência, a política monetária deve se manter vigilante para mitigar riscos .

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorParalisação no Judiciário
    Matéria seguinteNo pós-Copom, juros futuros despencam