BC não vê limite na atuação cambial

    Banco CENTRAL não trabalha com limites quantitativos para a oferta de proteção contra a valorização da moeda americana. O Valor apurou que o BC não descarta, inclusive, voltar a oferecer linhas de empréstimo em dólar no fim do ano, quando sazonalmente existe uma liquidez mais baixa no mercado à vista.

    O programa de leilões de câmbio, que completa um ano no dia 22, passou a ser questionado por especialistas nos últimos dias. Para alguns, ao chegar a US$ 90 bilhões o programa estaria próximo de um limite. Os críticos dizem que a autoridade monetária está gastando munição em tempos de tranquilidade do mercado e que, mais adiante, os dólares gastos podem fazer falta. Diz-se, também, que o BC está tentando valorizar a taxa de câmbio para conter a inflação.

    Na visão do Banco CENTRAL, o programa de leilões não representa desperdício de munição em “tempos de paz”. Pelo contrário, assegura desde já hedge a quem precisa, suprindo de forma ordenada uma demanda que surgiria em eventuais períodos de estresse. O BC continua a identificar demanda por proteção de empresas não financeiras e investidores não residentes. Página C1

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorSindicato do IBGE afirma que greve foi encerrada
    Matéria seguinteIncertezas crescem e dólar bate em R$ 2,30