Brasileiro critica campanha da Previdência 

    PUBLICIDADE DA REFORMA É VAGA, SEGUNDO PARTICIPANTES DE PESQUISA ENCOMENDADA PELO GOVERNO

    Autor: ALEXSANDRO RIBEIRO E JULIANA DAL PIVA

    A campanha publicitária em defesa da Reforma da Previdência que o governo federal colocou no ar no fim do ano passado já custou R$ 59,1 milhões, segundo dados da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) obtidos por meio do Sistema de Acesso à Informação do governo federal. Mas o investimento pode não ter surtido o efeito esperado.

    Com o objetivo de acompanhar a recepção da população aos videos da campanha, o governo também encomendou pesquisas qualitativas a duas empresas entre fevereiro e março deste ano.

    A empresa Mood Pesquisa e Estratégia avaliou o material com 12 grupos, quatro por localidade: São Paulo, Porto Alegre e Recife.

    As pessoas que participaram dessa avaliação consideram a campanha “vaga” e com informações “genéricas demais, imprecisas, superficiais e, para alguns, até mesmo mentirosas”.

    Segundo eles, a campanha fala da necessidade e da urgência da reforma, mas não traz explicações sobre “como” ela vai acontecer, e isso “gera medo e desconforto”.

    Uma segunda pesquisa foi realizada pelo Instituto Análise com quatro grupos de até 12 pessoas, dois em São Paulo e dois em Porto Alegre. Esses participantes perceberam a campanha como “relevante neste momento, pois trata-se de utilidade pública”.

    Em ambas as localidades, no entanto, as pessoas também questionaram a falta de explicação sobre como vão ocorrer as mudanças.

    Em Porto Alegre, os participantes disseram ainda que o governo quer impor “uma solução [a reforma] para a população de um problema que não foi a população que criou”.

    ORIGEM DOS RECURSOS

    A origem dos recursos que financiaram a campanha também é outro ponto de polêmica. Além da verba da Secom, a propaganda também já consumiu verba de outros dois ministérios.

    Em dezembro, a Secom realizou um termo de execução descentralizada com o Ministério do Esporte para poder utilizar um total de R$ 75 milhões.

    Até o fim de junho, desse total, o governo já gastou R$ 6,6 milhões. Já do Turismo foram utilizados até então R$ 4,75 milhões.

    Integrantes da oposição levaram a questão à Procuradoria-Geral da República, que após avaliação decidiu arquivar a denúncia por considerar que não ocorreu improbidade administrativa.

    Procurado para comentar os resultados das pesquisas e o uso da verba, o governo informou, por nota, que as “perguntas devem ser encaminhadas via LAI (Lei de Acesso à Informação). O prazo máximo para retomo desses pedidos, porém, é de 20 dias.

    Fonte: Folha de S. Paulo

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