Calotes crescem e levam a alta na taxa de juros

    Bancos estatais têm autorização para emprestar a juros mais baixos, mas o volume de recursos é controlado

     

    Quando alguns tomadores começaram a dar calote no começo deste ano, emprestadores preocupados no setor informal elevaram as taxas de juros para pequenas e médias empresas, previamente de 25% a 40% ao ano, para até 125% ao ano. O aumento provocou uma onda ainda maior de calotes nas últimas semanas, na medida que os proprietários se viram impossibilitados de reaver bilhões de dólares em dívidas podres, muitas delas manuscritas e difíceis de cobrar em tribunais.

    “Quase ninguém lhe fará um empréstimo”, disse um executivo da construção que só forneceu seu sobrenome, Xie, parado ao lado de seu Toyota LandCruiser do lado de fora de um projeto de construção que teve de ser interrompido.

    Socorro. Embora estejam sendo introduzidas mudanças lentamente, os bancos estatais só têm sido autorizados a emprestar a taxas de juros muito baixas, reguladas, pouco acima do índice de inflação, além de ter o volume de empréstimos controlado por cotas trimestrais.

    Por toda a China, esses empréstimos vão sobretudo para grandes empresas estatais, autoridades públicas e indivíduos politicamente bem relacionados, que depois repassam o empréstimo a taxas de juros bem mais altas para pequenas e médias empresas do setor privado que precisam de dinheiro para crescer.

    Liu Linfei, um funcionário público da cidade próxima de Yulin, estava parado numa esquina de rua de Shenmu numa tarde de fim de semana recente, do lado de fora de dois hotéis cuja construção foi interrompida pouco antes da instalação das janelas. Ele disse que havia tomado 600 mil yuans, quase US$ 100 mil, de um banco pouco antes do colapso, a uma taxa de juros de 4,1% ao ano.

    Liu emprestou então o dinheiro a agiotas locais a uma taxa de juros de 10,4%, planejando embolsar a diferença. Os agiotas deram o calote em Liu, que agora está tendo dificuldade para saldar o banco. “Não vou perder minha casa porque a estou pagando aos poucos com dinheiro emprestado por parentes”, disse ele. / K.B.

    Fonte: O Estado de S.Paulo

     

    Matéria anteriorBancários pedem 12% de reajuste e fazem manifestação
    Matéria seguinteEspecialistas projetam alta de quase 4% na gasolina