Câmara decide cassar Genoino

    Laudo médico do IML confirma que deputado é portador de doença grave e necessita de cuidados específicos

     

    A situação do deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino, preso em Brasília com problemas de saúde, segue indefinida, mas passou a envolver a alta cúpula dos três poderes — Planalto, Congresso e Supremo Tribunal federal (STF). O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, convocou uma reunião para hoje, às 9h, para abrir o processo de cassação do mandato de Genoino, que está licenciado da Casa para tratamento de saúde.

    A Câmara já foi notificada pelo STF para que Genoino perca automaticamente o mandato, por causa de sua condenação no mensalão, mas Eduardo Alves decidiu que o caso seguirá a mesma tramitação ocorrida no caso do deputado Natan Donadon (sem-partido-RO). A Mesa dará início ao processo, que seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).Uma vez aprovado, o processo será deliberado pelo plenário da Casa.

    Ontem, o laudo do exame médico feito por Genoino no Instituto Médico Legal do Distrto Federal seguiu para o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, a quem cabe decidir se o deputado petista continuará preso, recebendo cuidados médicos na cadeia, ou cumprirá pena em regime domiciliar. O advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, disse que o aludo aponta que o deputado condenado é “paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos é”.

    De acordo com o advogado, o laudo do IML descreve a cirurgia cardíaca que Genoino fez quando retirou parte da artéria aorta. Também estão no documento recomendações de uso de uma série de remédios, como anticoagulantes. O laudo atesta ainda que José Genoino tem cuspido sangue nos últimos dias.

    Em entrevista a rádios de Campinas (SP), a presidenta Dilma Rousseff evitou comentar o resultado do processo do mensalão,mas manifestou sua “preocupação humanitária” coma saúde de Genoino. Esta foi a primeira manifestação pública da presidenta sobre o mensalão , após a condenação dos réus pelo STF. “Eu sei as condições de saúde dele.

    Ele teve uma doença extremamente grave do coração. E sei que ele toma anticoagulante. E ao mesmo tempo é importante que eu te diga que eu tenho uma relação pessoal com a família do Genoino”, afirmou Dilma na entrevista, destacando que sua preocupação com a saúde do deputado era em“caráter estritamente pessoal”. ABr e Reuters

     

    Fonte: Brasil Econômico

    Matéria anteriorServidores do Banco Central não terão feriado nesta quarta-feira
    Matéria seguinteContrariedade com Palocci