Congresso em ‘recesso branco’; campanha eleitoral ganha ritmo

    Semana agitada por conta das eleições. Os candidatos à presidente da República serão entrevistados pelo Jornal Nacional da TV Globo, o telejornal de maior audiência no país. Pesquisa do Instituto Sensus sobre sucessão presidencial deve ser divulgada a partir de sexta-feira (15). Também haverá sondagens para governador e presidente em 12 estados. O primeiro debate para eleições estaduais será realizado na quinta-feira pela TV Bandeirantes.

    Propaganda eleitoral
    A propaganda eleitoral só começa a ser veiculada a partir da próxima semana, no dia 19 de agosto e vai ser finalizada no dia 2 de outubro, em 1º turno.

    Congresso
    Legislativo estará em “recesso branco” até o final do mês de agosto. A previsão de novo esforço concentrado é no início de setembro, entre os dias 2 e 3.

    Sensus
    Na terça-feira (12), o instituto Sensus conclui pesquisa de intenção de voto para presidente da República e avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff. A íntegra da pesquisa, feita com 2 mil eleitores e iniciada no sábado (9), deve ser publicada na revista IstoÉ do próximo final de semana. Alguns dados poderão ser conhecidos já na noite de sexta-feira (15).

    Governadores
    Entre quinta e sexta-feira, Datafolha e Ibope divulgam uma série de pesquisas para senador, governador e presidente da república em diversos estados. O Datafolha foi a campo em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais e Ceará. O Ibope está fazendo sondagens em Alagoas, Piauí, Goiás e Rio Grande do Norte. Na quinta-feira, a TV Bandeirantes realiza o primeiro debate entre os candidatos a governador.

    Cade
    Esta semana, vencem os mandatos de dois conselheiros do Cade: Alessandro Octaviani (12 de agosto) e Eduardo Pontual (15 de agosto). Eles não podem ser reconduzidos. A presidente Dilma Rousseff ainda não indicou os substitutos. A lei determina que as decisões do conselho sejam tomadas por maioria, com quórum mínimo de quatro membros e obrigatoriedade de três votantes. Portanto, mesmo com o término de dois mandatos, o Cade continuará apto a deliberar, pois restarão quatro membros (o presidente e três conselheiros).

    Confaz
    Na sexta-feira (15), o Confaz se reúne para discutir proposta a ser apresentada ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC) para convalidar os incentivos fiscais que não tiveram aprovação unânime do conselho e, por isso, são considerados inconstitucionais. Luiz Henrique é senador de projeto de lei complementar sobre o tema no Senado. O relator pediu aos secretários e ao Ministério da Fazenda que finalizem a nova proposta até o final de agosto. Assim, o assunto poderia ser debatido na primeira semana de setembro, quando haverá atividade legislativa no Congresso Nacional.

    CPI Mista da Petrobras
    A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras ouve nesta quarta-feira (13) o ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró, autor do documento que serviu de base para que o conselho administrativo da empresa aprovasse a compra da refinaria de Pasadena (EUA). Cerveró já esteve na CPI exclusiva do Senado e negou as acusações de que teria agido de má-fé na negociação.

    Conselho de Ética
    O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados ouve, nesta quarta-feira (13), Douglas Alberto Bento, testemunha de defesa do deputado Luiz Argôlo (SD-BA). O parlamentar é acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato, da Polícia Federal. O pedido de investigação contra Argôlo foi apresentado pelo PSol e pela Mesa Diretora da Câmara com base em reportagens da revista Veja e do jornal Folha de S.Paulo que citam mensagens trocadas entre o doleiro e o deputado sobre a transferência de R$ 120 mil para a conta do chefe de gabinete do parlamentar, Vanilton Bezerra. De acordo com a Folha, Argôlo também teria recebido do doleiro dois caminhões de gado. Em depoimento no Conselho de Ética Bezerra negou ter recebido dinheiro. Douglas Bento vai ser ouvido no plenário 11, a partir das 10 horas. (Com Arko Advice)

    Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

    Segunda-feira (11)
    – Presidente Dilma Rousseff se reúne com militantes estudantis.

    – Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência da República, concede entrevista ao Jornal Nacional (TV Globo).

    – Portal G1 entrevista Eduardo Campos, candidato a presidente da República pelo PSB.

    – Diretor de Assuntos Internacionais e de Regulação do Banco Central, Luiz Awazu Pereira, participa da Reunião do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec).

    Terça-feira (12)
    – Eduardo Campos, candidato do PSB à presidência da República, concede entrevista ao Jornal Nacional (TV Globo).

    – Ex-presidente Lula vai lançar, ao lado da presidente Dilma Rousseff em Brasília, o site “O Brasil da mudança”, com dados sobre os governos do PT nos últimos 12 anos.

    – Instituto Sensus conclui pesquisa de intenção de voto para presidente da República e de avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff.

    – Termina o mandato de Alessandro Serafin Octaviani Luis como conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    – Último dia para os Tribunais Eleitorais realizarem sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

    Quarta-feira (13)
    – Presidente Dilma Rousseff se reúne com os movimentos de mulheres, em Brasília.

    – Presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, concede entrevista ao Jornal Nacional (TV Globo).

    Quinta-feira (14)
    – TV Bandeirantes realiza debate entre os candidatos a governador dos estados.

    – Pastor Everaldo, candidato do PSC à presidência da República, concede entrevista ao Jornal Nacional (TV Globo).

    – Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o coeficiente de abertura comercial, que acompanha o grau de integração da economia brasileira com a economia mundial.

    – Prevista divulgação de pesquisa Datafolha para senador, governador e presidente em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais e Ceará.

    – Prevista divulgação de pesquisa Ibope para senador, governador e presidente em Alagoas, Piauí, Goiás e Rio Grande do Norte.

    Sexta-feira (15)
    – Prevista divulgação de pesquisa Sensus sobre sucessão presidencial e avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

    – Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para discutir convalidação dos incentivos fiscais concedidos sem aprovação unânime do colegiado.

    – Termina o mandato de Eduardo Pontual Ribeiro como conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

     

    Fonte: Diap

    Matéria anteriorA influência do Executivo
    Matéria seguinteCCJ delibera sobre várias proposições no esforço concentrado