Discurso otimista

    Redação

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, terá de esperar um bom tempo para ver a queda dos gastos com juros da dívida. Apesar de reconhecer que a diminuição dessas despesas aliviaria o caixa do Tesouro Nacional, o Banco Central já avisou que a taxa básica (Selic) vai subir até o nível necessário para botar a inflação nos eixos. O ministro acredita que os gastos menores com juros abririam espaço para mais investimentos em saúde, educação e infraestrutura.

    O chefe da pasta lembrou que o Brasil usa 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) para arcar com os juros da dívida. “Nenhum país gasta mais que 1,5% de seu orçamento”, afirmou Mantega, ontem, em um seminário da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Além disso, ele destacou Brasil apresenta robustez fiscal e que manterá seus fundamentos sólidos.

    Durante o discurso na capital paulista, Mantega mostrou otimismo com a economia do país e minimizou o fato de o Banco Central ter reduzido a previsão de crescimento do país de 2,7% para 2,5%, uma vez que o próprio Ministério da Fazenda havia feito essa revisão ainda este mês. “Não se pode usar recursos de forma indevida. Se aumentamos gastos de um lado, temos que segurar de outro”, disse.

    Para ele, como o PIB no segundo trimestre avançou acima do previsto, ao crescer 1,5% sobre o primeiro, após o ajuste sazonal, é possível que o atividade econômica tenha desempenho acima do previsto neste ano. “Estou tendo indicações de que a economia está melhorando gradualmente, nada excepcional”, ressaltou.

    Grupo X

    Outro assunto na pauta do chefe da Fazenda foram as empresas do grupo X. De acordo com ele, a solução para os problemas dos negócios de Eike Batista será encontrada pelo mercado. Mantega ressaltou que a situação da companhia de gás e petróleo OGX arranhou a credibilidade do país. “Não é o governo que vai fazer alguma coisa. Espero que consigam estancar essa sangria. A situação da OGX já causou um problema para a imagem do país e para a Bolsa de Valores, que teve uma deterioração”, avaliou.

    Somente ontem, as ações da empresa fecharam o pregão com uma queda de 25%, cotadas a R$ 0,21. Apesar da ruína do império de Batista, o ministro acredita que a confiança dos investidores na economia brasileira tem se recuperado. Para Mantega, esse movimento pode contribuir com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, uma que os investimentos no Brasil serão o motor de alavancagem do país.

    Mantega também ressaltou que isso ocorrerá por meio dos projetos de infraestrutura em curso no país e citou os leilões de concessões como formas de atrair investidores. . “Encontrei boa receptividade aos projetos de infraestrutura em Nova York”, disse ele.

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorUma carta inacabada
    Matéria seguinteBC decreta fim do dinheiro barato