Dólar segue movimento externo

    Por José de Castro e Silvia Rosa | De São Paulo

    O dólar iniciou a semana em alta ante o real, acompanhando o movimento no exterior, com os mercados ainda sob efeito do discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, Banco CENTRAL americano), Janet Yellen, em Jackson Hole na semana passada, que reconheceu que a autoridade monetária americana pode antecipar a alta da taxa de juros se o ritmo de recuperação da economia nos Estados Unidos continuar a acelerar.

     

    O dólar comercial fechou em alta de 0,48% a R$ 2,2905,

     

    Os investidores aguardam a divulgação da pesquisa Ibope, prevista para hoje, que pode confirmar o favoritismo da candidata do PSB, Marina Silva, em relação à presidente Dilma Rousseff em um eventual segundo turno na eleição para presidente da República.

     

    No mercado, já se especula uma ampliação da vantagem da candidata do PSB no segundo turno em relação ao último resultado da pesquisa Datafolha.

     

    A flutuação cambial é um dos temas discutidos na campanha eleitoral. Os candidatos da oposição, Marina Silva e o tucano Aécio Neves, têm defendido uma política de câmbio flutuante, que abriria espaço para o dólar se consolidar em um patamar mais alto, mais coerente com os fundamentos econômicos. Mas há dúvidas sobre a viabilidade de se interromper as atuações do Banco CENTRAL já no próximo ano, especialmente num período em que o Fed deve começar a subir os juros nos EUA.

     

    Fato é que o avanço dos candidatos da oposição já começa a impulsionar a demanda por dólar, com os investidores buscando ajustar suas posições.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorÉ inadequado falar em recessão, diz Mantega
    Matéria seguinteImagem de governo: o peso da economia