Economistas defendem autonomia do Banco Central

    Profissionais do mercado pedem transparência em questões como preço da gasolina e política fiscal

    Brasílía- Economistas de grandes instituições financeiras defenderam medidas para melhorar a credibilidade do país, incluindo a aprovação do projeto do senador Francisco Dor-nelles (PP-RJ) que prevê autonomia para o Banco Central. Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ontem, eles pediram previsibilidade e transparência em questões como o próximo reajuste da gasolina e a política fiscal.

    — O Brasil tem um problema recorrente de crise de confiança, independentemente do governo do momento. O passado
    nos condena — disse Octavio de Barros, do Bradesco.

    Para Nilson Teixeira, do Cre dit Suisse, a previsibilidade na economia se diluiu e a perda de confiança atinge consumidores e investidores nacionais e estrangeiros. Além da autonomia do BC, ele defendeu o fortalecimento das metas fiscais e de inflação:

    — A autonomia do Banco Central contribuiria muito para reduzir a inflação.

    Ilan Goldfajn, do Itaú Unibanco, destacou que, num primeiro momento, a recuperação das economias desenvolvidas, como EUA e União Européia, pode não ser tão boa para o Brasil.

    — Passamos cinco anos recebendo fluxo de investimentos e, hoje, estamos em um momento em que os juros sobem no mundo. As boas notícias virão, mas isso vai demorar um pouco — afirmou. •

     

    Fonte: O Globo

    Matéria anterior‘Se não agir, Brasil será rebaixado’
    Matéria seguinteAs novas relações de poder