Elite das projeções ‘faz alegria’ do BC ao rever IPCA

    Por Angela Bittencourt | De São Paulo

    Embora as projeções agregadas do mercado para a inflação deste ano e para 2014 tenham permanecido praticamente inalteradas na última semana de acordo com a pesquisa Focus divulgada ontem, a elite de instituições representada pelo grupo Top 5 – organizado pelo maior número de acertos – exibiu um ajuste nada trivial na expectativa mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano que vem. E, para alegria do Banco Central (BC), responsável pela monitoração e publicação da sondagem, a correção foi para baixo.

    Na semana passada, o grupo Top 5 Curto Prazo para o IPCA projetava avanço do indicador em 6,13%. Ontem, porém, a mesma projeção desacelerou para 5,93%. Fato raro, a variação é idêntica à esperada pelo mercado.

    A projeção dos Top 5 para o câmbio também é igualzinha à do mercado para 2014 – ambas estão a R$ 2,40. A elite Top 5 ainda carrega a mão, porém, na estimativa para a Taxa Selic, que vê a 11% ao final de 2014, enquanto o mercado calcula que a mesma inflação pode ser alcançada com Selic a 10,25% ao ano. Os dois grupos concordam, porém, que taxa básica a 10% fechando 2013 é suficiente para que o IPCA deste ano fique a 5,84% ou 5,85%.

    A Focus revela um alinhamento bem preciso à projeção feita pelo Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da Anbima, associação que representa as instituições que atuam no mercado de capitais. Embora esse prognóstico, corrigido a cada nova avaliação do IPCA e IPCA-15, tenha como alvo o ajuste de preços dos títulos do Tesouro Nacional indexados a este indicador (NTN-B), desta vez as projeções mensais autorizam contar, por ora, com IPCA encerrando este ano a 5,83%.

    O grupo Top 5 Curto prazo definido pelo BC em outubro, e anunciado na semana passada, não é “5”, mas “8”. Quatro instituições foram agregadas ao ranking por coincidência na margem de erro: Votorantim Asset (0,0133), JGP Gestão de Recursos (0,0167), Banco Cooperativo Sicredi (0,0233), Peninsula Administração de Recursos e Investimentos (0,0233), Bradesco Asset (0,0250), Ibiuna Investimentos (0,0250), Mirae Asset Global Investments (Brasil) (0,0250) e SPX Capital (0,0250).

    Quatro das oito Top 5 Curto Prazo IPCA destacam-se também no Top 5 Curto Prazo de outros indicadores. A JGP, em projeção para o IGP-M; Peninsula, para a taxa de câmbio; Ibiuna, para Over Selic; e Bradesco Asset também para Over Selic.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorMaduro anuncia mais medidas para conter crise econômica
    Matéria seguinteContenção de gastos públicos afeta Receita