Esther Dweck assume Orçamento Federal

    Com o primeiro escalão definido, os ministros começam agora a montar suas novas equipes. No Planejamento, a economista Esther Dweck assumirá a secretaria de Orçamento Federal (SOF), a mais importantes da pasta.

    Segundo apurou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, a nomeação deve ser feita pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, nos próximos dias. Barbosa avalia agora nomes para ocupar outras secretarias, como a de Gestão Pública e do Patrimônio da União. Segundo auxiliares, alguns dos atuais secretários devem ser mantidos.

    Barbosa já nomeou como secretário- executivo, na última terça- feira, Dyogo de Oliveira, até então secretário-executivo adjunto da Fazenda, cargo que ocupava desde 2011. Os dois trabalharam juntos na pasta, da qual Barbosa foi secretário-executivo.

    Na Fazenda, Dyogo participou da formulação de iniciativas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida, que ficaram a cargo do ministério com Barbosa no Planejamento, e era o responsável pelo diálogo com o Congresso.

    Enquanto Barbosa assumiu dizendo que o aumento de 5% para 5,5% da taxa de juros de Longo Prazo (TJLP) é um dos primeiros passos do ajuste econômico e defendeu a queda gradual da taxa, no ano passado – muito antes do ministro ser cotado para a pasta – Esther declarou que a TJLP em patamares baixos é um “trunfo” para avançar o investimento privado e favorecer as concessões.

    Na SOF, Esther será a responsável por acompanhar a execução orçamentária, além de coordenar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual da União (LOA). No primeiro governo Dilma, Esther foi assessora econômica do Planejamento Esther é carioca, tem 37 anos e é graduada em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também concluiu doutorado e é professora-adjunta.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorDilma Rousseff poderá indicar dois ministros para o STF em 2015
    Matéria seguinteInflação ao produtor deve chegar ao consumidor este mês