Falta de servidores e caos no serviço público é tema do 1º Fórum Nacional dos Concursos Públicos

    É o tema do1º Fórum Nacional dos Concursos Públicos
    A falta de servidores em órgãos públicos, tais como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Hospitais públicos, INSS e Banco Central pode levar ao fechamento de postos de atendimento e coloca em risco a segurança do País.

    Nos órgãos do Poder Judiciário não é diferente. Segundo pesquisas, a ausência de servidores é a principal das responsáveis pela lentidão da Justiça no País, o que causa sensação de impunidade e de injustiça entre os jurisdicionados.

    Segundo o Sindireceita, Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal, há um déficit de mais de 11 mil vagas de analistas tributários na Receita Federal do Brasil, gerando grande prejuízo aos usuários, que pretendem obter certidões, e também aos importadores, que têm seus produtos parados nos portos e aeroportos, em razão de atrasos na liberação das mercadorias.

    A crise financeira pela qual passam os três níveis de governo ?federal, estadual e municipal ? pode agravar ainda mais esse quadro se houver suspensão dos concursos públicos.
    Para minimizar esse prejuízo, alguns órgãos públicos,especialmente aqueles que prestam serviços de urgência e emergência, optam por terceirizar cargos públicos, o que é absolutamente contrário à Constituição Federal.

    Para Marco Antonio Araujo Junior, presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (Anpac), a suspensão do concurso público não é a saída para a solução do problema: ?Para equacionar a questão orçamentária, é necessário coragem para diminuir radicalmente o número de cargos comissionados. É muito dinheiro gasto indevidamente com cargos em comissão?.

    O especialista sustenta que para os cargos de urgência erelevância os concursos deveriam ser abertos com número menor de vagas até que haja um equilíbrio entre a receita e a despesa.
    Para discutir esse assunto, a Anpac realizará no dia 31/8, apartir das 9h00, o 1º Fórum Nacional dos Concursos Públicos.

    O evento contará com a presença de diversas autoridades públicas,especialistas em concursos públicos, associações e sindicatos de servidores de órgãos públicos.

    Já confirmaram presença as seguintes associações: Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, Associação dosServidores da ANTT/ASEANTT, Associação Nacional dos Servidores Efetivos dasAgências Reguladoras Federais, Associação dos Servidores da Agência Brasileirade Inteligência (Asbin), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da ReceitaFederal do Brasil, Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB),Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), AssociaçãoNacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e Confederação Nacional dosTrabalhadores em Empresas de Correio, Telégrafo e Similares (Fentect).

    Temas como terceirização de cargos públicos, diminuição decargos comissionados nas três esferas de poder, Lei Geral dos Concursos, entreoutros, serão tratados no evento.

    A Anpac espera escrever, a partir das diretrizes colhidas noevento, a Carta em Defesa do Concurso Público, a qual será encaminhada àsprincipais autoridades do País.

    Dúvidas e confirmações de presençaserão recebidas pelo e-mail presidencia@anpac.org.br ouno contato da ANPAC, (21) 2262-9562, com Srta. Lidiane.

    SERVIÇO
    Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (ANPAC)
    1º Fórum Nacional do Concurso Público
    Data: 31/8 ? a partirdas 9h00
    Local: SCN, Quadra 06,Shopping ID, 2º Subsolo ? Asa Norte ? Brasília/DF
    Porta-voz da ANPAC: Marco Antonio Araujo Junior
    Assessora deimprensa: FERNANDA PASCUAL MÜLLER – (011 98962.9509)| (011) 97394.9599) FMULLER@DAMASIO.EDU.BR

    Fonte: Maxpress

    Matéria anteriorCorrosômetro: Oito Anos E Meio De Arrocho
    Matéria seguinteBanco Central: Pedido De Concurso Segue Em Analise Pelo Planejamento